TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  3.944 Palavras (16 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 16

Anhanguera Educacional Ltda.

Curso de Administração

Comportamento Organizacional

ATPS

Professor

Santo André de Junho de 2014.

Definição de Comportamento Organizacional

Na visão da autora Karla Sampaio, o Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Derek Pugj, um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

Sorge e Warner definem que seja um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma; a razão pela qual todas essas coisas acontecem da maneira como acontecem e a que pripósito elas servem.

Fontes:

Artigo: Comportamento Organizacional – Princípios, de autoria de Karla Sampaio.

Livro texto: Comunicação e Comportamento Organizacional (PLT 111)

Conceito de Visão Sistêmica e mudança

O pensamento sistêmico é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas. É umas das disciplinas mais importantes de uma organização. Com esta pratica, pode-se influenciar o comportamento de pessoas, ou grupos. Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem, e consequentemente, exige também uma mudança de postura, postura esta que propicia ampliar o foco e entender que o indivíduo não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relações que mantém este sintoma.

Para exemplificar, é possível observar no funcionamento da família como um comportamento afeta e é afetado pelo outro, então se pode falar em co-participação e corresponsabilidade, ou seja, o sintoma que o indivíduo apresenta é resultante do material patogênico da família, se esta não funciona de forma saudável.

Visão sistemática será de certa forma uma maneira eficaz de prever, estudar, avaliar situações, observar a organização e o comportamento de todos.

Com a visão sistêmica é possível prever situações antes mesmo que elas ocorram, ou seja, a pessoa ou empresa, terá facilidade em detectar erros, problemas, que poderão ser corrigidos antes mesmo que o problema se agrave.

Para tanto é necessário que todos estejam voltados e comprometidos em estudar, avaliar as situações, não deixar que um simples problema torne uma grave situação, podendo levar a uma crise ou até “morte” da organização.

Gestão de mudanças

Segundo Mario Persona

Segundo Mario Persona - A mudança é uma característica da natureza como um todo, tanto da realidade que nos cerca como de nós mesmos. Tudo ao nosso redor está em constante mudança e nós mesmos temos, em nossa índole natural, essa tendência de mudar, de buscar coisas novas, de explorar novos mundos. Se não fosse assim o Brasil não teria sido descoberto, o homem não teria chegado a Lua e ninguém teria ousado colocar rúcula numa pizza.

Só que a mudança não pode simplesmente surgir do nada e nos atropelar. É preciso identificar quais as mudanças necessárias, com base no contexto no qual a empresa atua seu mercado, sua equipe, seus produtos e principalmente sua liderança. Esta pode ser tanto um auxílio quanto um empecilho no processo de mudança, já que você encontra líderes com perfil de inovação, confiantes, que gostam de correr riscos e fazem as coisas acontecerem, e há também aqueles mais acomodados, para os quais a mudança é uma ameaça, pois traz incertezas. São pessoas que preferem trabalhar em um ambiente com alto grau de previsibilidade e espera as coisas acontecerem, ao invés de serem geradores de mudanças.

Portanto este é um lado importante da mudança, que ela aconteça de cima para baixo ou que, pelo menos, seja apoiada pela liderança. Isto porque há mudanças que ocorrem de baixo para cima, quando a iniciativa vem de outras áreas da organização que têm uma visão mais próxima dos processos. Ou pode vir daqueles que têm um contato mais direto com o mercado e estão sempre percebendo as alterações no ambiente externo.

Sempre pensar nos pós e nos contras antes da tomada de decisões, pois envolve a todos.

A mudança envolve tanto internamente, quanto externamente, o componente de uma organização precisou de fontes, ou seja, as mudanças dependerão também de outras coisas, como por exemplo, a tecnologia, que muda constantemente, fazendo com que a organização também se transforme e se atualize que invista a sociedade, as leis, a política, a situação financeira do mercado, estes entre outros são fatores também determinantes para a mudança.

Então definimos que, as mudanças são necessárias, são fundamentais, e quase que obrigatórias, pois a empresa terá de acompanhar o mercado, satisfazer as necessidades de seus clientes, ouvir seus colaboradores, contudo, as mudanças farão a organização evoluir.

Fontes:

Artigos:

O que é pensamento sistêmico?

Pensamento sistêmico.

Entrevista com Mario Persona “O líder na gestão de mudanças”.

Comportamento Organizacional, visão sistêmica e mudanças.

Com base nos textos acima, nas definições de Comportamento Organizacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com