TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA I

PASSO 2

DESENVOLVIMENTO - CAPÍTULO I

Definição de comportamento organizacional

Como definição de Comportamento Organizacional (designado por CO, refere-se ao campo multidisciplinar que estuda o comportamento de indivíduos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações STAW, 1984). Acrescenta ainda, que o comportamento macro organizacional (à qual também se chama teoria organizacional) assenta as suas raízes na sociologia, na economia e na ciência política, sendo as preocupações maiores os aspectos estruturais da organização e a sua relação com a envolvente socioeconômica.

Por outro lado, o micro comportamento organizacional tem por base a psicologia e estuda as consequências das organizações sobre os comportamentos individuais sobre as organizações.

Pode-se dizer que comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e as estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

PASSO 3

A definição de CO segundo Kinicki e Kreitner (2006): “comportamento organizacional é um campo interdisciplinar dedicado á melhor compreensão e gestão de pessoas no trabalho e, por definição é orientado tanto para a pesquisa quanto para a aplicação”. Nesta definição os autores acrescentam o reforço á orientação igualitária para a pesquisa e aplicação.

Segundo Robbins (2002): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”. O autor contribui com o estudo do comportamento humano em prol da melhoria da eficácia organizacional.

A Teoria dos Sistemas Gerais, formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth boulding e pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, por volta de 1950, com o objetivo básico de sintetizar as ideias comuns a várias disciplinas.

Em termos de definição, parece-nos bastante adequada a que diz ser um sistema qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependente, dotadas de um objetivo. (HANIKA, F. Guia Moderno de Administração. Rio de Janeiro: Forense , 1965, p.9). Dentro dessa conceituação, diríamos, para exemplificar, que um automóvel é um sistema, na medida em que é composto de várias partes- chassis, rodas, carroceria, pneus, motor, etc.- que se inter-relacionam, interatua e interdepende , tendo um objetivo: transporte. Para que compreendamos essa interatuarão e interdependência, basta que nos apercebamos do que acontece quando uma das partes – que chamamos subsistema – não corresponde à expectativa prevista: basta que o subsistema motor não funcione para que o sistema automóvel como um todo também deixe de funcionar, não cumpra seu objetivo primário, que é transportar.

ETAPA 2

PASSO 1

CAPÍTULO 2 - Os conceitos de Inovação

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente da sua aplicação. De forma sucinta, há quem considere que inovação é a exploração bem sucedida de novas ideias. Segundo Drucker a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente".

Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais, ou até mesmo, a novas fontes de suprimentos.

Inovação, em seu sentido mais genérico, pode ser definida como algo novo para a organização. A palavra inovar, do latim, significa tornar novo, renovar, enquanto inovação traduz-se pelo ato de inovar. Desta forma, a amplitude do termo nos remete a tentar uma definição mais específica. A palavra inovação é frequentemente usada para descrever um objeto, que pode ser um microcomputador, ou um novo modelo de carro.

Embora, referindo-se a algo “concreto”, teóricos do assunto concordam que inovação pode assumir outras formas de definição.

Como exemplo, podemos utilizar Rogers e Shoemaker (1971) que argumentam que, uma inovação pode ser uma nova ideia, uma nova prática ou também um novo material a ser utilizado em um determinado processo. Desta forma, podemos visualizar a inovação em diferentes naturezas, que podem ser refletidas em esquemas classificatórios, diferenciando-se entre inovações administrativas e técnicas(KIMBERLY e EVANISKO, 1981), inovação no trabalho organizacional, inovações em produtos e inovações em processos (WHIPP E CLARK, 1986).

Embora “novidades” encontradas em organizações, como explicitadas acima em técnicas, administrativas, organizacionais, inseridas em produtos ou processos, nem todas elas podem ser consideradas como inovações. Cabe ressaltar, aqui, a diferenciação entre “originalidade” e “novidade”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com