TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Comportamento Organizacional

Nome :

RA

Curso: Logística

Professor EAD : Irma Macario

Campinas - SP

2013

INTRODUÇÃO

Trabalho sobre comportamento organizacional, a estrutura, o funcionamento, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Garantir resultados satisfatórios nas metas da empresa, Eficiência trata de como fazer, não do que fazer, produtividade, fazer mais com menos. Eficácia é ser eficiente para alcançar o propósito, fazer a escolha certa, o caminho certo.

Conclui-se que o comportamento organizacional, deve-se basear em métodos científicos, ter uma visão sistêmica e não focar apenas no presente.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento Organizacional, Eficiência, Eficácia.

CAPÍTULO 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional nos trás a importância do desenvolvimento do comportamento humano dentro de uma organização, que busca tratar com exclusividade seus indivíduos, grupos e de toda sua estrutura, sobre o comportamento dentro das organizações, para que haja atitudes e motivação, assim promover a melhoria da eficácia organizacional.

Os componentes exercem influências e trazem consigo informação efetiva e normas a serem usadas dentro de uma organização, tratando de trazer reverencias comportamentais entre colaboradores da organização, pra que proporcione entendimento dentro da dinâmica organizacional.

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

A definição do Comportamento Organizacional, no livro (John R), em sua definição ele nos relata as mudanças das organizações, e da importância de novas tecnologias, e do desafio de gerenciar uma organização de um modo inovador e moderno.

(John R), Nos mostra, das necessidades de mudanças de busca continua de novas ideias, de forma de transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia, buscado aperfeiçoamento para que a organização possa desenvolver um trabalho produtivo e dinâmico entre os componentes.

Já o conceito da (Zélia Frei Berger), ela cita em suas definições do CO, o desenvolvimento humano em seu ambiente de trabalho, a importância das atividades em grupo, e de como se comportar diante de uma situação entre colaborador e organização, da ética e dos seus valores. Dentro de uma organização se estuda três determinantes do comportamento organizacional; Indivíduos, Grupos e Estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

SISTEMA FECHADO

O sistema fechado é fechado por metas e objetivos bem racionais e a Teoria Clássica sugere o uso de algumas funções na empresa para melhor executar os atos que são as funções técnicas (produção e gerenciar todas as outras), comerciais (comércios dos bens e serviços), financeira (capitalismo), segurança (bens e funcionários), contábeis (contabilidade na empresa). É feita uma abordagem incompleta da organização, pois por dar ênfase demais a estrutura, tarefas e principalmente a eficiência produtiva (gerar lucro) não analisa os problemas humanos, não vê a organização como um todo, limitava-se apenas a produção. É preciso ir além e estabelecer as condições e normas dentro das quais as funções dos administradores devem ser aplicadas e desenvolvidas.

SISTEMA ABERTO

Utilizará um novo conceito de estrutura como um conjunto formal de dois ou mais elementos e que subsiste inalterado na mudança, irá enfocar principalmente a análise infra organizacional e análise inter organizacional, com múltipla abordagem, formal e informal, sintetizando a Teoria Clássica e relações humanas, buscando o equilíbrio perfeito.

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.

CAPÍTULO 2

PESQUISA SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO: ENTREVISTADOS DE 22 A 47 ANOS.

-75% aplicam ou pelo menos tentam aplicar algum tipo de inovação em seu trabalho.

A grande parte que diz pelo menos tentar aplicar a inovação em seu ambiente, seja na organização profissional ou pessoal, informa estar de acordo que inovar é importante, sugerir ideias, ampliar visões sistêmicas, de mercado, pois o profissional que se destaca pela criatividade de ideias, e trazendo novos ares para a organização é bem cotado no mercado de trabalho, a maioria diz que o conceito de inovação é a criação, é a exploração de novas ideias com sucesso, ou seja, aumento do faturamento, lucro, e para que seja realmente uma inovação deve ser caracterizada com algo grande capaz de impactar na estrutura de preços, participação no mercado e na receita, entrevistados dizem que inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas, e para isso as empresas querem mais e mais pessoas inovadoras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com