TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PÓLO – ULIANOPOLIS – PA

PARTICIPANTES

Brenda Bianc Santos Silva____ RA: 440303

Daniele da Silva Sousa_______ RA: 417855

Fábio Ferreira Silva _________ RA: 426298

Jackson Gomes de Brito______ RA: 440301

TÍTULO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Profa. Ma. Yaeko Ozaki

Ulianopolis – PA

2013

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é definir o conceito de Comportamento Organizacional de acordo com o desafio proposto pela Atividade Prática Supervisionada - ATPS, mostrando a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz. Os comportamentos que vemos hoje dentro das organizações, não é uma consequência da natureza humana, é uma consequência da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas.

A organização precisa solucionar problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo. Isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione. O funcionamento das organizações tem sido objeto de análise de muitos pesquisadores, cujos estudos resultam em teorias e conceitos na busca de conhecer e de propor melhorias às organizações.Vários são os aspectos estudados, dentre os quais os pensamentos sistêmico é complexo, as organizações vistas como sistemas fechados e abertos. Neste trabalho, será verificado as diferenças entre sistema fechado e sistema aberto através de um quadro comparativo. Falaremos também sobre inovação que é sem dúvida um ótimo tema e bastante popular na gestão, sendo inclusive, um termo regularmente utilizado nos mais diversos contextos.

A inovação é tida como algo bom em si mesmo, de grande importância para a sobrevivência das organizações, mas apesar disto, fazer a sua gestão não é algo muito fácil, tratando-se de um fenômeno com considerável complexidade decorrente da necessidade de se ter um profundo e atualizado conhecimento da colocação dos interesses dos clientes acima das outras partes interessadas, dos próprios clientes, da necessidade de uma constante atenção no que diz respeito a novas ideias que surjam e da necessidade e os efeitos das inovações para as organizações.

ETAPA – 1

PASSO – 1

Definição de comportamento organizacional

O Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais, que analisa o comportamento humano, ou seja, o comportamento organizacional compartilha conhecimentos provenientes de outras ciências assim como á Psicologia que ajuda os praticantes de CO a compreenderem os microproblemas da vida organizacional tais como percepção e motivação. E a Sociologia que ajuda a compreender o ambiente organizacional, tecnológico, estrutura, conflitos e mudanças.

O CO tem ênfase no estudo do comportamento humano, investigando o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento deste dentro das organizações, tendo em base suas necessidades, valores sentimentos, ações, e atitudes.

E tem como finalidade, superar pressões sociais, econômicas, culturais, e tecnológicas.

Preocupando-se com a Eficácia e Eficiência no Trabalho.

Ou melhor, é uma interdisciplina de conhecimento e de pesquisa, preocupada em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços de seu contexto e ambiente adquirem forma; a razão pela qual todas essas coisas acontecem da maneira como acontece e a que proposito elas servem.

Segundo Karla Sampaio, Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir absenteísmo e rotatividade e promover a cidadania organizacional.

PASSO – 2 e 3

Comparações entre as definições de Derek Pugh e John Ivancevich

Pode-se dizer que Comportamento Organizacional por Derek Pugh se ocupa no “estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela”. Ou seja, Pugh diz que o CO seria uma disciplina curricular, onde podemos estudar o Comportamento humano, focando nas funções e no resultado final dessa função, analisando também o comportamento individual ou global de uma organização.

Seguindo um pouco mais além, John Ivancevich define o CO de uma forma mais complexa e detalhada. “O Comportamento Organizacional preocupa se com o estudo do Comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”

Ivancevich analisa o foco das atitudes e instintos providos dos trabalhadores e ressalta o resultado obtido com grupos informais; que nada mais são os grupos de amigos que conquistamos em nosso ambiente de trabalho, havendo uma comunicação coloquial a busca de percepções e emoções geradas pela análise psicológica.

Quadro Comparativos – Sistemas Abertos e Fechados

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

A ciência de nossos dias adota o organismo vivo como modelo, o que equivale a pensar em sistema aberto A ciência do seculo passado adotava a mecânica clássica como modelo de pensamento cientifico. Isso equivale a pensar nas coisas como mecanismos e sistemas fechados

São sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com