TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento Organizacional

Resumo

Através deste trabalho o grupo pretende apresentar definições, conceitos e argumentos que possam deixar claro a funcionalidade e importância do estudo do Comportamento Organizacional e sua aplicabilidade.

Palavra -chave – Organização, pessoas, grupos, inter-relacionamentos.

Introdução

Vivemos em um mundo globalizado. As informações surgem a todo o momento e com muita rapidez elas se transformam.

Retomando um pouco da História, a partir da Revolução Industrial, houve várias mudanças, a produção não era mais artesanal, as máquinas ganharam espaço e a forma de se comportar diante este novo cenário também teve que se adaptar.A partir dos anos 50, surgiu um movimento no sentido de empregar métodos científicos para estudar o comportamento humano nas organizações.

O estudo do comportamento humano com cientificidade se dá através de um campo do conhecimento, o Comportamento Organizacional que estuda o individuo e os grupos e a relação que ele tem com as organizações as quais pertence.

De forma sistemática, com técnicas e analise mais precisa, o individuo é visto de modo integral identificando necessidades e possíveis mudanças para que haja uma sincronicidade entre indivíduo e organização.

Conceito de Comportamento Organizacional.

O estudo do Comportamento Organizacional é algo novo em que as empresas hoje estão focando como uma necessidade.

Com as inovações dentro do sistema organizacional em que existem pessoas e sistemas e que ambos tem que caminhar em harmonia, ficou para trás apenas o aspecto técnico da gestão, no qual dava mais importância à contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais não recebiam quase nenhuma atenção (Robbins, 2005, pag. )

É importante o entendimento de como o CO pode ajudar e orientar uma organização e seus executivos. Identificamos seu conceito da seguinte maneira:

O Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento que trata de um campo interdisciplinar que compartilha provenientes de várias outras ciências sociais.

Visa avaliar o impacto que os indivíduos e grupos possuem para uma empresa com a finalidade de explicar e prever o controle do comportamento humano.

Para estudar estes comportamentos e fazer o sistema de uma organização ser eficiente, contamos com a ajuda de várias áreas do conhecimento para aprofundar as questões e ter um resultado eficaz. São elas: Psicologia, Antropologia, Sociologia, Psicologia Social e as Ciências Políticas.

De acordo com os autores Geraldo Caravantes, Cláudia Caravantes e Monica Kloeckner, existe uma abordagem mais ampla e essencial para o estudo do Comportamento Organizacional. Eles se referem à abordagem Contingencial na qual as ações gerenciais em forma de tomada de decisão são aplicadas a resolução dos problemas organizacionais.

Desta forma as organizações utilizam de cientificidade para o estudo comportamental e deixam de analisar apenas de forma intuitiva. Partindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com