TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

1) Escreva um texto de 15 a 20 linhas, definindo Comportamento Organizacional, e justificando a importância do estudo deste conteúdo para a sua formação Acadêmica. (Valor 1,0 Pontos)

R: “Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders”.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garante tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

Destacamos dois níveis de comportamento dentro de uma empresa, o nível Individual , este sim, estuda as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho. E o nível grupal, que estuda a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto.

A importância do estudo deste conteúdo na vida acadêmica acredito ser para sermos melhores capacitados enquanto administradores para tomada de decisões no ambiente de trabalho, proporcionando sempre o melhor para a equipe a ser gerida.

2) Qual a Importância do estudo das Personalidades Humanas nas Organizações?

(Valor 1,0 Ponto)

R: Cada ser humano atua no seu dia a dia de maneira muito singular e pessoal, sendo algumas pessoas mais calmas e passivas e outras mais agitadas, proativas e com maior iniciativa em suas ações. Dessa forma, alguns tipos de personalidade se adaptam melhor a alguns tipos de trabalho.

Como destaquei na resposta anterior, esta estudo esta ligado ao comportamento individual de cada colaborador, podendo se for o caso um remanejamento de setor ou função deste, afim, de contribuir para ele como profissional e para a empresa enquanto entidade.

3) Defina Motivação e sua importância no contexto organizacional.

(Valor 1,0 Ponto)

R: “A palavra motivação é oriunda do latin "motivus", e quer dizer algo móvel ou relacionado a movimentos. Logo, a motivação conduz, a novos horizontes, basta dividir a palavra que será obtido: motivo + ação”.

A motivação também exerce papel preponderante no que diz respeito a aprendizagem organizacional, independente do ambiente ou conteúdo, a motivação é um elemento fundamental para que a aprendizagem ocorra com êxito, de forma que um indivíduo motivado tem um poder de assimilação consideravelmente maior do que outro em situação oposta.

4) Qual a diferença entre Desenvolvimento Vocacional e Crescimento Vocacional? Quais aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com