TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende apresentar os conceitos do nosso aprendizado como desenvolve e atua uma equipe e seus tipos. Conhecer, com maior precisão, as principais características de uma equipe eficaz. Perceber as vantagens que a equipe oferece quando comparada ao desempenho de um individuo que prefere a individualidade.

Nosso trabalho também tem a finalidade de identificar os tipos básicos de equipe bem como suas características e conhecer a equipe virtual que surgiu nessa nova era, ou seja, na atualidade e que está em grande expansão do novo século: sua virtualidade.

Portanto com o foco na busca de um resultado racional e otimizado levando em conta os objetivos de todas as partes, bem como uma explicação e uma visão sistêmica de alguns autores que foram pesquisados. Concluímos a importância de um individuo sempre estar em equipe tanto no mercado de trabalho como na sua vida pessoal.

Há sempre muitas oportunidades de melhorias e, quanto maior o número de pessoas pensando criativamente e em equipe, maiores as chances de se colher idéias realmente inovadoras. A experiência demonstra que as pessoas que estão na linha de frente, são aquelas que estão em melhor posição para identificar as oportunidades de melhorias e desenvolver soluções práticas e inovadoras, como também um pensamento único desenvolvido de forma grupal.

Assim, desenvolver a capacidade criativa de sua equipe e orientá-la na solução de problemas relevantes é uma atitude inteligente e altamente compensadora e alcançar um resultado satisfatório.

DESENVOLVIMENTO

O que é equipe?

“Quando falarmos em equipes, estamos efetivamente falando de um tipo de grupo de trabalho que já apresenta características mais aprimoradas”. Segundo Paulo R. Motta.”

* Um grupo formal significa a interação semiprogramada entre duas ou mais pessoas para atingir objetivos que normalmente não alcançariam isoladamente. A designação das tarefas e as interações programadas são as partes formal do grupo, e as interações não programadas são as informais onde se formam alianças, apatias e rejeições.

* Um grupo informal se desenvolve a partir das atividades diárias, das interações e sentimentos de seus integrantes com o propósito de satisfazer suas necessidades sociais. Ex: Um grupo de amigos.

É quando duas ou mais pessoas se juntam visando a obtenção de um determinado objetivo. Em uma equipe se faz necessário que um dos integrantes tome a frente do grupo, geralmente isso ocorre com a pessoa que tem mais experiência e mais conhecimentos para compartilhar com a equipe.

Para se chegar ao objetivo da equipe é necessário que as pessoas que integram a equipe façam cada uma seu papel, cumprir com suas responsabilidades em tempo, focar no seu objetivo sem esquecer do total, compartilhar conhecimentos e experiências, ajudar, apoiar e motivar a equipe.

As empresas de hoje estão procurando se encaixar no mercado, procurando se adaptar às exigências que o mesmo proporciona.

Utilizar uma equipe de trabalho para fazer isso é um passo muito importante para o progresso de uma empresa, pois com várias idéias para o negócio fica mais fácil competir com as outras empresas.

O trabalho em equipe já é uma opção usada por quase todas as empresas hoje em dia, portanto, tem que ter algo para ser o diferencial e o que é necessário hoje é a pessoa ter atitude. A atitude é desenvolvida individualmente, por isso o sucesso de uma equipe está diretamente relacionado à atitude de cada membro da equipe.

Portanto, os ingredientes necessários para sucesso de uma equipe é conhecimento, habilidade e atitude.

Tipos de equipes

Dubrin (2003) relaciona cinco tipos representativos de equipes: auto geridas, multifuncionais, de alta gerência, grupos de afinidades e equipes virtuais.

Equipes Auto Geridas

São grupos de trabalho cujos membros têm poder para desempenhar muitos deveres atribuídos anteriormente ao supervisor. As responsabilidades da “auto-gestão” incluem: planejamento e cronograma de trabalho; treinamento dos membros; compartilhar tarefas; cumprimento de metas de desempenho; garantia de alta qualidade e resolução de problemas no dia a dia. Normalmente é eleito um líder de equipe, desempenhando um papel de ligação entre a equipe e o nível mais alto da gerência.

Entre os atributos para equipes auto geridas encontramos:

Ênfase na participação;

Líder e membros trabalham juntos;

Tomada de decisão em grupo;

Tarefas compartilhadas;

Responsabilidade coletiva.

Equipes Multifuncionais

Equipe formada por trabalhadores de diferentes especialidades, mas com aproximadamente o mesmo nível organizacional, que se reúnem para realizar uma tarefa. Dubrin (2003) acrescenta que o propósito dessas equipes é juntar o talento de trabalhadores para desempenhar uma tarefa que necessite dessa combinação. Normalmente estas equipes são formadas para desenvolvimento de novos produtos, melhoria da qualidade e redução de custos.

Equipes de Alta Gerência

Formada pelo grupo de executivos das organizações. São consideradas equipes tendo em vista que as principais decisões são tomadas em colaboração, incluindo todos os membros da alta gerência.

Grupos de Afinidade

São diferentes tipos de equipes, um grupo de envolvimento de empregados composto de trabalhadores que se reúnem regularmente fora de seus grupos funcionais, com o objetivo de aplicar seus conhecimentos e sua atenção a importantes questões do local de trabalho (círculos de qualidade, grupos de solução de problemas etc.,).

Equipes virtuais

Pessoas que trabalham juntas e resolvem problemas por intermédio de computadores e não com a interação cara a cara. Fazem reuniões eletrônicas guiadas por um software especial e, usando às vezes facilitadores de grupo.

* As equipes funcionais, resolutora de problemas, cross-funcionais e auto gerenciadas estão crescentemente podendo ser gerenciadas como equipes virtuais. Uma equipe virtual é um grupo de indivíduos que colabora através do uso de várias tecnologias de informação em um ou mais projetos, ao mesmo tempo em que permanecem em 2, 3 ou mais lugares diferentes, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com