TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

WEB AULA 1- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional

O comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a influência mútua entre as pessoas e a organização, cujo objetivo é explicar, prever e controlar o comportamento. Resumindo, estuda o que os indivíduos fazem nas empresas e como tal comportamento compromete sua performance. Sua finalidade é alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo (faltas ao trabalho) e a rotatividade (entrada e saída de empregados) e promover a cidadania organizacional.

Para maior entendimento, vamos decompor o comportamento em três situações:

Comportamento individual - refere-se às reações intrínsecas ao indivíduo e seus procedimentos no contexto organizacional.

Comportamento grupal - refere-se às reações dos indivíduos que compõem um grupo.

Comportamento organizacional: refere-se às dinâmicas das organizações e como os indivíduos e os grupos se comportam dentro dela.

Cultura Organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças constituídos por meio de valores, atitudes e normas compartilhadas por todos os elementos da organização, tornando-a identidade única. O cerne da cultura de uma empresa é traduzida pela maneira como ela realiza seus negócios e como ela trata seus empregados, clientes e fornecedores, refletindo a cultura que predomina na organização e que define a missão, visão e objetivos da organização.

Lembre-se que a cidadania envolve vários aspectos, dentre eles a ética e a responsabilidade social. A ética pode ser descrita como o conjunto estruturado de valores e ideais que regem o comportamento dos indivíduos, das organizações e de toda a sociedade. Já a responsabilidade social, pode ser definida como o conjunto de compromissos que uma empresa dispõe para melhorar o contexto social em que atua.

Com certeza, o carteiro já bateu em sua porta para entregar uma correspondência ou encomenda, com aquele uniforme azul e amarelo que deixa os cães em polvorosa. Por se tratar da imagem da empresa, ao final da vida útil dos uniformes, por medida de segurança, os Correios recolhem esses uniformes. Você sabe qual o destino que os Correios dão às roupas e bolsas? Existe um projeto na empresa para doação às instituições não governamentais, que transformam esses componentes em bolsas, roupas de bebê, edredons e uniformes para escolas públicas. O projeto teve origem no estado do Paraná, na cidade de Toledo, sendo a pioneira do projeto em âmbito nacional. O que era um problema para a instituição e para o meio ambiente, tornou-se uma ação de responsabilidade social.

Muitas vezes, achamos que responsabilidade social tem que ser atitudes grandiosas das empresas, mas a simples reciclagem do lixo produzido pela empresa, ou por nós, bem como a diminuição da utilização de sacolas plásticas já são ações de responsabilidade social.

Outra ação simples é o controle do mosquito da Dengue, ação tão simples, mas que por falta de comprometimento causa tantos problemas...

Web aula 2 – Gestão de Mudanças

Hoje, ao assistir um jornal diário de uma emissora de TV de âmbito internacional, percebi que uma das palavras mais citadas durante todo o noticiário foi “Mudanças”. Deparei-me com informações de mudanças em aspectos diferentes, tais como: mudanças políticas, econômicas, climáticas, tecnológicas, além das mudanças cotidianas, com as quais já nos acostumamos, tais como: cotação do dólar, valor dos produtos agrícolas, valor das ações da Bolsa de Valores, valor dos produtos da cesta básica, entre tantas outras coisas. Então, lembrei-me da categórica afirmação de Heráclito: “a única constante em nossa vida é a mudança” (filósofo grego, que viveu a mais de dois mil anos atrás, entre 535 aC e 475 aC), e, concordei!!!

Com base em tais fatos, hoje iniciarei a web aula com o seguinte questionamento:

Como serão as organizações em 2030, ou seja, daqui a vinte anos?

E aí, qual sua opinião? Será que ainda teremos carteira assinada, décimo terceiro, férias? Ou será que seremos prestadores de serviços autônomos? Você arriscaria um prognóstico? Apesar de todo o presságio de mudanças, as empresas deverão se preparar para enfrentar os novos desafios que virão.

Quando você ou a organização propõe algum tipo de mudança, deve estar claro o porquê da mudança. Lacombe (2006) afirma que o sucesso do passado não assegura o sucesso do futuro, pois mudam os cenários (local onde ocorre um ato ou ação), a tecnologia, os clientes, as pessoas da organização, ou seja, nada é estático. Assim, fica claro que, na maioria das vezes, as empresas que chegaram a uma crise que requeria mudanças, são vítimas do seu próprio sucesso, isto é, chegaram à crise em decorrência das mesmas características que no passado eram uma qualidade e que passaram a ser ponto fraco em função de mudanças do cenário, ou do tamanho da organização ou diversidade da empresa, que não foram monitoradas e avaliadas. Ele afirma, também, que nos casos pessoais, nossos maiores defeitos são nossas qualidades levadas ao exagero. Você concorda com ele?

Exemplificando

Quem não ouviu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com