TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução

Capítulo I - Conceito de Comportamento Organizacional

- Definições de Comportamento Organizacional

- Comparativo de definições de sistemas abertos e fechados de Comportamento Organizacional

Capítulo II - Analise da velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações.

- Pesquisa de conceito de Inovação

- Efeito da inovação para as organizações

- Falta de condições para inovação tecnológicas nas empresas brasileiras

Capitulo III - Principais características de uma equipe, os estilos de atuação e a relevância da liderança dentro das organizações

- Trabalho em equipe: Uma Vantagem Competitiva

- Fatores que geram fracasso no âmbito da liderança

Capítulo IV - Concepções de eficiência e eficácia, e a relevância da comunicação para o contexto organizacional

- Definição de Percepção e Comunicação relacionadas no conceito da arte de administrar

- Comunicação empresarial versus comunicação organizacional

- Elementos da Comunicação e suas formas de planejamento

Conclusão

Referências bibliográficas consultadas

Introdução:

Veremos diversos fatores que ajudam na melhoria dos resultados das metas pré-estipuladas, dentro das organizações onde podemos citar ou enfatizar os mais importantes pontos para a melhoria desses processos.

Como exemplo a comunicação, é muito importante no processo das metas onde temos que deixar o mais claro ou transparente possível para fortalecer as bases e necessidades desta organização.

Para que isso ocorra devemos sempre nos atentar as nossas percepções para que não aconteçam desvios ou prolongando a efetividade dos resultados através da eficiência onde utilizamos os meios para conseguirmos atingir a eficácia.

O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas e os grupos, são o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem de maneira mais eficaz.

A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As técnicas são obrigatórias, mas insuficiente para o sucesso das atividades de gestão.

Capítulo I

Definição de Comportamento Organizacional.

Entende-se pelo texto que as organizações são de máxima importância na vida de todos, seja para a vida pessoal ou profissional, individual ou em grupo.

Sua principal característica consiste em superar desafios do dia a dia, como as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas, estuda os conceitos de outras disciplinas como a psicologia, sociologia e administração.

O foco do comportamento organizacional é o comportamento humano, destacando-se para suas atitudes e suas ações dentro de uma organização, e podemos dar ênfase a previsão e o controle do comportamento humano chegando ao resultado final positivo.

As variáveis do comportamento, como a cultura, ambiente de trabalho, clima , estrutura cabe em habilidades interpessoais.

As oportunidades e desafios com o uso do estudo, podemos concluir que temos resultados de melhorias humanas como citado no texto, a motivação, liderança, satisfação, boa comunicação, fortalecimento, aprende-se a lidar com o individuo e respeitar suas diferentes culturas e estilos de vida.

Com base no autor, nome Stephen P. Robbins, em seu livro Comportamento Organizacional, pág.6 do capitulo 1, “ O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupo e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”, e o autor Douglas McGregor, eu seu livro in The Professional Manager, pág. 26 capitulo 2, “ Muito do comportamento que hoje nós vemos em uma típica organização industrial não é uma conseqüência da natureza humana; é uma conseqüência da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas”.

Podemos observar que os autores têm o mesmo ponto de vista, que hoje o que controla as organizações e faz com que seja um sucesso ou fracasso é o gerenciamento das pessoas (funcionários) que fazem parte dessas organizações, fazendo com que esses indivíduos procurem maior conhecimento profissional para melhor desempenhar suas funções na organização, e isso influência os mesmos a se aprimorem também no campo pessoal, sugerindo assim a eficiência no âmbito comportamental como todo, afinal o objetivo comum das Organizações são o benefícios para sociedade como um todo.

Capítulo II

Elaboramos uma pesquisa em Abril / 2013, com funcionários entrevistados entre 18 a 55 anos de uma mesma organização de várias classes sócias e raças, com intuito de verificar como as organizações estão se aprimorando nas inovações para mercado competitivo, onde identificamos nesta pesquisa que; As Organizações estão cada vez se aprimorando com isso ganhando mercado, inovando através de recursos tecnológicos, renovando, e destacando-se de seus concorrentes, dentre os colaboradores estes afirmaram este questionamento que a empresa precisa sim investir em tecnologia 70% dos funcionários,não souberam opinar 20% e negaram 10% ;Tendo em vista o destaque dos fatores que qualificam a organização em sua empresa atende as tendências de incentivo aos funcionários conscientizando a capacitação destes, através de incentivos educacionais usando o recurso de tecnologia à distância e presencial como palestras work shops. Afirmaram este questionamento 75% dos funcionários,não souberam opinar 15% e negaram 10% dos funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com