TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. DEFINIÇÃO E CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1. COMPARAÇAO DE DOIS AUTORES SOBRE SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS.

1.2. QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

2. CONCEITO DE INOVAÇÃO

2.1.. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

3. RELAÇÃO DA FIGURA COM O TRABALHO EM EQUIPE

3.1. OS FRACASSOS NO AMBITO DA LIDERANÇA

3.2. OS FRACASSOS AMBITO DA LIDERANÇA.

4. PERCEPÇÃO

4.1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

4.2. - EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O Objetivo deste relatório é apresentar e definir o conceito de comportamento organizacional de acordo com o PLT e consultando o site referente ao assunto e em comparação com a definição dos autores Robert P. Vecchio e Wagner e Hollenbeck que mostram a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz.

Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo. Enfatizando as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações assim como demonstrar abordagens e varáveis.

1. – Definição e conceito de comportamento Organizacional

Conceito de Comportamento organizacional

Comportamento Organizacional é o estudo das pessoas e ambiente dentro de uma organização. Trata-se de um campo interdisciplinar que usa vários estudos para pesquisar as atitudes de grupos e indivíduos dentro da empresa.

Definições de Comportamento organizacional:

Comportamento Organizacional: Trata-se de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa, ou seja, consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações atitudes dos indivíduos grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania Organizacional.

VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA

Na estrutura organizacional é fundamental analisar a visão sistêmica e a questão da mudança para que esta funcione de maneira satisfatória. O ser humano é um sistema, formado de vários subsistemas, e a interdependência é acentuada, pois ao passo que ocorra uma lesão em uma parte do subsistema, poderá ocasionar o não funcionamento do sistema geral. Um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema. A visão sistêmica é isso, é a visão de um todo, não envolve simplesmente um ponto, é a análise geral de uma organização, tanto a estrutura, quanto as pessoas que dela fazem parte. Para ser analisado o comportamento de uma organização e indivíduo dela incluso devemos analisar o objetivo do sistema.

O pensamento sistêmico é global, é a percepção de um todo. Os problemas até podem ser analisados isoladamente, mas são problemas sistêmicos, estão interligados.

Portanto, esse pensamento tem essa finalidade, estudar os problemas por parte, tendo em vista que uns são mais complexos que outros, porém sem perder essa visão de todo.

Quanto à questão da mudança temos que ter em mente que ela está presente em tudo que nos cerca, é da natureza humana mudar, buscar o novo.

1.1- Comparações de dois autores sobre sistemas abertos e fechados

Quadro Comparativo de Sistemas Abertos e Fechados.

Sistema Aberto

Também conhecido por Sistema Orgânico. O sistema Aberto tem varias entradas e saídas com relação ao ambiente externo. Exemplo: (faculdade) As organizações, todos os sistemas vivos e inclusive o homem. Sua relação com o ambiente é indeterminado e adaptativo, isto é, Para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio. E não obedecem as leis da física.

Sistema Fechado

Também conhecido como sistema mecânico ou determinístico. O Sistema fechado tem poucas entradas e saídas com relação ao sistema externo. Exemplo: A matemática, pois não sofre influencia do ambiente, maquinas, motores e quase toda a tecnologia feita pelo homem. O sistema fechado obedece à lei da física em relação ao ambiente.

1.3-QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA A BERTO E FECHADO

AUTORES SISTEMA ABERTO

SISTEMA FECHADO

BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se mantiver nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.

Bertalanffy para apresentar os conceitos de sistemas fechado e aberto, segundo o qual os sistemas fechados não têm entradas nem saídas para o ambiente tudo o que acontece nesses sistemas é restringido aos seus próprios componentes. Já nos sistemas abertos há uma dependência entre estes e o ambiente para manterem suas autonomias.

Para Vasconcelos o sistema fechado tanto ao input de energia quanto ao input de matéria, como seria o caso do universo como um todo. O sistema fechado seria fechado aos inputs de matéria, mas seria aberto a inputs de energia, como no caso da biosfera ou de um ovo.

E os sistemas abertos seriam abertos tanto a um quanto a outro tipo de input, como nos casos de uma chama ou de um organismo vivo (VASCONCELLOS, 2009, p. 208).

2. CONCEITO DE INOVAÇÃO

O conceito de inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com