TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO TENIR

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALUNOS: ANGELINO FERREIRA NAZÁRIO RA432004

ELOÍSA PEREIRA GARCIA RA417072

JENIFFER CORI ARAGON RA434204

JOÃO IVO DA COSTA FILHO RA417094

MARIEL DAYANA AMARAL DA ROCHA RA437366

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CORUMBÁ MS

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO TENIR

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SEMESTRE: 1º

TUTOR PRESENCIAL: FERNANDO SANTOS BUENO

PROF. EAD: CAMILA SILVA DE MENEZES COSTA

ALUNOS: ANGELINO FERREIRA NAZÁRIO RA432004

ELOÍSA PEREIRA GARCIA RA417072

JENIFFER CORI ARAGON RA434204

JOÃO IVO DA COSTA FILHO RA417094

MARIEL DAYANA AMARAL DA ROCHA RA437366

CORUMBÁ – MS

2013

SUMÁRIO

INTRODUCAO

DESENVOLVIMENTO

CAPÍTULO 1

CAPÍTULO 2

CAPÍTULO 3

CAPÍTULO 4

CONCLUSÃO

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Nesta atividade temos o objetivo de estudar, pesquisar e elaborar um relatório sobre Comportamento Organizacional. O que é Comportamento Organizacional? Pra que serve? Diante das respostas a essas perguntas, entenderemos alguns conceitos desse estudo do comportamento humano dentro de uma estrutura organizacional e aprenderemos o que é necessário para se obter sucesso em um meio organizacional, a como lidar com diferentes tipos de pessoas que interagem em uma organização. Porem, compreender o comportamento de uma organização é um desfio nos dias atuais.

Encarando este desafio, aprofundaremos nossos conhecimentos também em relação a outros fatores interligados ao meio organizacional, tais como a diferença entre a eficiência e a eficácia, entre os sistemas abertos e fechados e o que cada um contribui para a organização e para cada individuo dentro dela.

Devemos aprender com esta atividade, principalmente, que o ser humano é, em essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes conseguem vantagem competitiva. E para entender como o ser humano conseguirá ser esse diferencial na organização, falaremos sobre a importância da comunicação, do trabalho em equipe e das estratégias de percepção.

DESENVOLVIMENTO

CAPÍTULO 1 - DEFININDO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Nesta etapa, devemos ser capazes de definir o que se entende por esse termo tão complexo, que estuda o comportamento das pessoas em seus ambientes de trabalho, o Comportamento Organizacional.

Para começar, podemos dizer que consiste em estudar de forma sistemática o comportamento humano. Foca em ações e atitudes do indivíduo dentro das organizações, com o objetivo de alcançar produtividade, diminuir ausências e faltas dos funcionários no trabalho, assim como a rotatividade e promover a cidadania na organização.

Esse estudo avalia o impacto que cada indivíduo possui para uma empresa. Através dele podemos detectar várias características do colaborador ou do gestor, tais como: complexidade e empenho em superar pressões de qualquer tipo.

COMPARANDO DEFINIÇÕES

Existem algumas definições divergentes sobre esse assunto. E, de acordo com o autor inglês, Derek Pugh, comportamento organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela.

Já o conceito da autora Zélia Frei Berguer, defende que estudo de comportamento organizacional busca o entendimento de como desenvolver as pessoas, os grupos e as organizações.

SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Autor Sistemas Abertos Sistemas Fechados

Bertalanffy Possui fluxos de entradas e saídas de importação e exportação com o ambiente. Ex: organismos vivos Não possui entradas nem saídas de importação e exportação com o ambiente. Ex: o universo

Capra Mantêm contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex: organismos vivos Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Ex: máquinas, relógios, etc.

CAPÍTULO 2 - INOVAÇÃO TÉCNOLÓGICA

Nesta etapa trataremos das inovações tecnológicas, um termo que já traz em si

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com