TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade Avaliativa - ATPS

Comportamento Organizacional

Professor tutor presencial: Aleczandra Piazza

Professora tutora a distância: Yaeko Ozaki

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina, Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Jundiaí/SP

2013

INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional é o campo que estua o impacto que pessoas, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro uma organização, auxiliando assim à melhoria e eficácia organizacional, com compreendendo que o comportamento humano é diretamente influenciado pelas condições de cada situação.

ETAPA 1

Definição

Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano, a fim de focar ações e atitudes, individuais e coletivas no ambiente das organizações.

Tem como objetivo a melhoria continua, estimulando a produtividade, e reduzir absenteísmo e rotatividade. O estudo do comportamento organizacional transmite uma consciência critica para refletir com impactos negativos e sobre como provocar motivações que facilitem mudanças de conduta e potencialize valores, é um estudo sistemático usado para melhorar previsões de comportamento, que normalmente seria feito, apenas pela intuição, é aplicado a pequenas e grandes empresas, com ou sem, fins lucrativos, e em todos os ambientes de trabalho.

Comparações entre definições de CO

Shermerhorn, Hunt e Osborn 1999

Definem: “ Comportamento Organizacional é o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho”.

Robbins 2002

Define: “Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto, que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.

Em ambas definições, os autores concordam que o comportamento organizacional, é o estudo do comportamento do individuo, visando melhorias, e reduzindo impactos negativos.

Sistema aberto e Sistema Fechado.

Sistemas fechados

Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental, não integrando-se ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência.

Sistemas abertos

Nos sistemas empresariais abertos existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e perenidade.

As empresas devem ser sistemas abertos, com integridade, planejamento, normas, procedimentos, regras, envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada, possibilitando uma dinâmica de funcionamento sistêmico e integrativo.

SISTEMAS ABERTO

O sistema pode ser afetado pelo meio ambiente ele recebe influencia externa. (FAYOL)

O conceito de Sistema Aberto também tem relações de troca e interdependência dos demais sistemas a sua cerca, com abordagem sistêmica e possibilitando receber influências e influenciar os

SISTEMA FECHADO

Os indivíduos não recebiam influência externa, ele é previsível e determinado.(TAYLOR)

O conceito de Sistema Fechado segue a mesma idéia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo.

ETAPA 2

Definição de Inovação Organizacional

Inovar é sempre um desafio empolgante e desafiador.

É visível que nos dias de hoje as grandes empresas tecnológicas conseguem manipular grande parte da população ao consumismo através de propagandas, induzindo as pessoas a sempre estarem em busca do novo. Em consequência, essas mesmas empresas disputam entre si a busca pela inovação de seus produtos.

No nosso país, percebemos que grandes iniciativas são tomadas a partir de ideias singulares, mas infelizmente não são encorajadas a criar grandes mudanças. Grandes investimentos estão sendo feitos no que se trata ao incentivo, como na área da educação, mas tudo ainda está muito limitado.

Felizmente, podemos ver que grandes empresas estão sendo construídas no Brasil, melhorando assim o ambiente financeiro do país. Só nos falta o apoio certo e o incentivo necessário para o crescimento coletivo.

As ideias de inovar estão cada vez mais ultrapassando limites e barreiras.

Quando se pensa em inovar vemos que para as pessoas mais experientes, inovar se torna uma coisa sem empolgação, pois tudo muda em um piscar de olhos, e o que antes era estável hoje se transforma em algo novo e desafiador.

Para os mais jovens, inovar sempre traz uma expectativa de ver o novo como um desafio de concertar o velho, sempre tendo em mente uma nova visão ampla, de modo que o novo sempre seja surpreendente.

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com