TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

De modo particular investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, encontramos poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações.

Neste mundo globalizado e cheio de informações no qual vivemos, somos espectadores de mudanças que afetam nossa vida diária e principalmente nosso ambiente profissional.

. Quando falamos de CO temos como referencia vários autores que de forma persuasiva nos ajudam a entender a importância deste conhecimento na melhoria do âmbito profissional.

Na busca de ter uma percepção apurada do mundo a nossa volta, temos de adquirir uma visão sistêmica que só vem a partir de estarmos abertos a realidade e a criticas. Assim a aprendizagem organizacional é uma das ferramentas para buscarmos ser uma parte significativa no meio profissional, e a inovação é uma componente chave que vem como um diferencial numa organização que visa a exposição de idéias e a criatividade.

Em suma, apresentaremos neste contexto uma analise critica e enfática sobre os conceitos mais pertinentes numa organização.

PALAVRAS-CHAVE: Informações; mudanças; comportamento humano; produtividade; resultados; motivação; visão sistêmica; inovação.

INTRODUCTION

The understanding of individual and group behavior in work situations is the field of study of Organizational Behavior. Particularly investigates the issues related to leadership and power structures and group processes, learning, perception, attitude, change processes, conflict and design work, and other issues that affect individuals and teams in organizations.

In the studies provided by the Organizational Behavior, found powerful tools in the face of complexity generated by diversity, globalization, total quality and continuous changes caused by changes. In this globalized world, full of information on which we live, we are spectators of changes that affect our daily lives and especially our professional environment.

. When we speak of CO as a reference several authors persuasively that help us understand the importance of this knowledge in improving the professional. In seeking to have an accurate perception of the world around us, we must acquire a systemic vision that only comes from being open to reality and criticism. Thus organizational learning is a tool to seek to be a significant part of the professional environment, and innovation is a key component that comes as a differentiator in an organization that seeks exposure to ideas and creativity.

In short, in this context we present an analysis and critique emphatic about the most pertinent concepts in an organization.

KEYWORDS: Information, changes, human behavior, productivity, results, motivation, systemic view; innovation.

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Analisando a definição de Karla Sampaio, comportamento organizacional consiste nas ações e atitudes das pessoas no ambiente organizacional, com ênfase em alcançar resultados que correspondem a previsão e controle do comportamento humano.

O Comportamento Organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa. O CO está relacionado com as ações das pessoas no trabalho. Baseado predominantemente na contribuição de psicólogos, o CO é uma área que trata do comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação. (Chiavenato Idalberto)

Segundo Idalberto Chiavenato, comportamento organizacional trata-se do estudo dos indivíduos de forma individual no qual se relaciona diretamente com o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, incluindo atitudes e motivação. Entretanto, Chiavenato expõe que o CO esta diretamente interligada com a psicologia, no qual estimula a melhoria das habilidades humanas como: Motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente etc.

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. (Robbins. Stephen)

Conforme observamos, Robbins destaca de forma abrangente o conceito de comportamento organizacional por mostrar que o CO não se limita apenas nas relações como indivíduos e grupos, mas na utilização de nossos conhecimentos a fim de ampliar a melhoria de nosso ambiente de trabalho. Resultando em um impacto na rotatividade, desempenho em atividades e produtividade.

Sistemas abertos e fechados

Sistemas fechados

Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental, não se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência.

O conceito de Sistema Fechado segue a mesma idéia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo.

Sistemas abertos

Nos sistemas empresariais abertos existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com