TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 4

OS PROBLEMAS DE CONDUTA E ÉTICA ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

A ética tem que estar presente em nossa sociedade á todo momento, seja na família, escola, e especialmente no caso das organizações, pois, cada vez mais é exigida a responsabilidade social e econômica das empresas e de seus colaboradores.

As informações, propaganda enganosa, produtos defeituosos ou de má qualidade são exemplos de comportamentos antiéticos em uma organização.

Preservar a ética mesmo que a outra parte não aparente estar tão interessada respeitar os interesses da outra parte e tomar decisões visando o bem estar de todos são os comportamentos éticos a ser reconhecido com um negociador competente e acima de tudo ético lembre-se desta regra de ouro: Trate sempre o outro negociador da mesma forma como você gostaria de ser tratado por ele! Isto humaniza o processo e ajuda a construir um relacionamento sólido e efetivamente profissional, pautado pelo respeito e pela honestidade que afinal caracterizam um ambiente ético na negociação.

O Filme: ERIN BROCKOVICH, uma mulher de talento.

Erin, desempregada e desesperada para conseguir um emprego rapidamente, pois tinha três crianças para sustentar, consegue ser contratada para o cargo de arquivista de um escritório de advocacia, após insistir com o advogado proprietário que a contrate para uma fase de experiência.

Neste ponto Erin demonstra grande capacidade de motivação, atitude pró- ativa e determinação para alcançar seus objetivos, qualidades essenciais para qualquer profissional que deseja obter sucesso.

Erin busca encontrar outras possibilidades dentro do escritório, procurando processos no arquivo morto e clientes inativos, como forma de mostrar serviço e consolidar sua posição na empresa.

Ao encontrar um processo parado e “esquecido” no arquivo, Erin “fareja” que ali pode haver uma boa oportunidade de negócios para o escritório.

Ao ver o arquivo Erin fica intrigada com a quantidade de laudos médicos e resolve investigar por conta própria e descobre a atitude da empresa Pacific Gás & Electric, que pedia a um funcionário que destruísse documentos importantes que provavam a culpa da empresa.

A atitude ética de maior relevância no filme foi à determinação na busca pela verdade que Erin, uma “secretária” teve que lutar pelos direitos de pessoas que ela nem conhecia, defendendo a integridade física dos mesmos.

Erin conseguiu a vitória na negociação porque estava devidamente preparada, correu atrás de provas verdadeiras, agiu com firmeza, coletou todos os tipos de dados precisos para que o oponente não tivesse como provar o contrário e nem aceitou o suborno. Pensou no bem estar, e nos direitos das pessoas que estavam sendo prejudicadas.

Pode se dizer que nesse filme mostra que o planejamento da negociação e a perseverança, disposição, força de vontade, talento, investigação, coleta de dados e informações, empatia, objetividade, preparação, convencimento, persuasão, avaliação, preparação, comunicação verbal e não verbal, barganha, flexibilidade, embasamento, tempo.

E a falta de ética que aborda julgar as pessoas a partir da aparência, usar de aparência física e sedução, usarem do poder e dinheiro, manipular o oponente, omitir dados que prejudica o meio ambiente e as pessoas.

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.

VOCÊ ESTARIA PREPARADO (A) PARA RECEBER UMA RESPOSTA NEGATIVA?

Primeiro estar preparado para uma resposta negativa frente á um pedido de aumento salarial é muito importante, pois nem sempre conseguiremos atingir o nosso objetivo em primeira estância, devemos nos preparar e nos munir de informações para que tenhamos argumentos em nossa defesa, mostrando o quanto somos úteis, dando importância em desenvolver um bom trabalho atingindo sempre as expectativas da empresa e o quanto damos valor ao crescimento da instituição estando sempre pronto a se dispor pelo que lhe é direcionado.

A frustração de receber uma resposta negativa não pode nos desanimar, mostrando a importância que aquele aumento salarial, tanto para sua vida financeira quanto para seu estímulo em continuar lutando pela empresa dando sempre o seu melhor.

Salientando sempre em como é importante para si estar trabalhando naquela empresa e o quanto essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com