TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

As dificuldades para superar as pressões econômicas e sociais, são uma constante preocupação das organizações do mundo moderno. O estudo do comportamento humano dentro das empresas, nunca foi tão importante para os gestores. Através do conhecimento aprofundado das relações interpessoais, é possível realizar uma gestão segura e eficaz.

O comportamento organizacional usa o estudo sistemático para melhorar as previsões do comportamento, que normalmente se fariam, somente com a intuição. Relaciona-se com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações. Com relação às pessoas, existem quatro pressupostos básicos; As diferenças individuais. A pessoa como um todo. A conduta motivada (incentivos). O valor das pessoas (dignidade humana). Empresas que demonstram preocupação com o bem estar dos funcionários, oferecendo assistência médica, odontológica, treinamentos periódicos, tendem a crescer e aumentarem sua receita consideravelmente.

É necessário que as organizações tenham uma política bem definida, que possibilitem ao gestor planejar, organizar, gerir, controlar o trabalho a ser realizado, de modo a fazer com que a organização desenvolva suas atividades com eficiência e eficácia. Todas as afirmações que possamos fazer a respeito do aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo e rotatividade, dependem exclusivamente, de uma cultura organizacional voltada ao conhecimento do comportamento humano.

Desta forma, fica claro que as habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Com a globalização e um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas, precisam também de habilidades interpessoais.

Neste trabalho, iremos relatar em suas diversas etapas os conhecimentos adquiridos, sobre temas extremamente importantes na vida das organizações.

2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos, grupos e de seus impactos no ambiente das organizações, com propósito de aumentar a produtividade, evitar o absenteísmo e a rotatividade e consequentemente gerar uma harmonia no ambiente de trabalho.

Segundo Eduardo Souto, autor do livro o Impacto das Emoções, o comportamento organizacional se relaciona com conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações. Enfatiza a importância das diferenças individuais, a pessoa como um todo. Incentiva o valor das pessoas.

Na visão de Stephen P. Robbins autor do livro comportamento organizacional edição 11, é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Souto enfatiza a importância das diferenças individuais, a pessoa como um todo incentiva o valor das pessoas, e Robbins se preocupa com estudo do que as pessoas fazem nas organizações e, de como este comportamento afetará o desempenho na empresa.

Sistemas abertos podem sofrer influências por variados acontecimentos exteriores às suas fronteiras que se verificam na sua envolvente, podendo assim ter influência sobre a organização, diferindo-se assim do sistema fechado onde não é afetado pelas alterações da envolvente.

As questões de flexibilidade das organizações, quanto às mudanças do ambiente “extra empresa” também são características deste sistema, fatos que ocorrem no meio externo podem com muita facilidade afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas sim como sistemas abertos.

Neste novo cenário o ambiente externo deve ser mais considerado quando as empresas desenvolvem suas atividades. Com as mudanças do ambiente externo, a organização deve se adaptar para sobreviver mudando suas técnicas, estruturas e produtos.

Este tipo de sistema consiste também em demonstrar o papel de um funcionário dentro da empresa, criando assim a expressão do conceito de “Homem Funcional”, ou seja, que o homem tem um papel dentro das organizações, gerando relações com outros indivíduos, exatamente como relata o sistema aberto. Já sobre ações, o próprio funcionário cria diversas ideias para sua atuação dentro da empresa e também para o papel de todos os outros elementos que fazem parte da organização como um todo, e ainda transmitindo a todos os indivíduos que participam da organização. É uma relação inevitável que pode tanto alterar, como reforçar seu papel dentro da instituição.

Podemos definir como um tipo de sistema aberto qualquer empresa que interagi com o meio externo para manter seu produto, ela precisar estar adepta a mudanças para manter suas vendas ou prestações de serviços.

Sistemas Fechados não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circula, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam, não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

O melhor exemplo de sistemas fechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas.

Pode se fazer analogia dos sistemas fechados com a gerência de CPD (Centro de processamento de Dados), e ainda os denominados DP (Departamento de Pessoal) e “almoxarifado”, que são formas antigas de administração de pessoas e de materiais.

Uma organização que adere ao sistema fechado, ela se torna isolada, independente e sem abordagem sistêmica, não recebe influência e também não influencia.

Podemos concluir que sistema fechado, está vinculado ao modelo de gestão autoritária.

3 PESQUISA PROPOSTA

Relatório das respostas da pesquisa:

Conforme uma pesquisa realizada em um quartel de Porto Alegre, sobre inovação na área de educação para militares do efetivo variável (recrutas), feita com pessoas de faixa etária entre 20 e 42 anos.

O exército propõe cursos para qualificar seus soldados, dentro de suas respectivas áreas de trabalho e dentro do aquartelamento. Isso pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com