TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1 Introdução__________________________________________________ 04

2 Conceito de Comportamento Organizacional_______________________ 05

3 Efeitos da Inovação__________________________________________ 05

4 Vantagens Competitivas ______________________________________ 06

5 As Leis da Percepção__________________________________________ 07

6 Comunicação Empresarial Versus Comunicação Organizacional__________ 07

7 Comunicação Empresarial, uma Ferramenta Estratégica________________ 07

8 Elementos da Comunicação e suas Formas de Planejamento_____________ 08

9 Eficiência e Eficácia____________________________________________ 08

10 Conclusão ___________________________________________________ 09

11 Referencias Biográficas_________________________________________ 10

1. Introdução

O trabalho está estruturado através de conteúdo teórico e de pesquisas de campo realizadas, cujo objetivo principal, é mostrar as diversas transformações que estão ocorrendo nas organizações. As tecnologias, lideranças, eficiência e eficácia para uma organização serão temas abordados para o desenvolvimento deste trabalho.

De inicio, o trabalho terá como objetivo explicar a necessidade e vantagem de um comportamento organizacional para uma empresa. Mostrando que uma empresa não basta somente exercer sua funções básicas, mas sim, atualizarem-se para as ameaças vindas das concorrências, clientes e da mudança no mercado.

A pesquisa realizada possibilitou que fosse apontada a razão pela qual, atualmente, muitos colaboradores e organizações são despreparados para as inovações tecnológicas, a velocidade com que as informações mudam e a falta de incentivo para expor idéias inovadoras também serão focos para o desenvolvimento da ATPS.

A importância que uma organização tem com trabalhos em equipe e a vantagens de aprendizado contínuo em seu quadro de colaboradores em geral. E mostrar a importância de uma liderança eficiente faz a diferença em uma organização.

2 Conceito de Comportamento Organizacional.

“Consideram que o comportamento organizacional está envolvido com o estudo e o lado humano da gestão das organizações” afirma Joana Filipa Cardoso.

Comportamento organizacional é a área cientifica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.

Como gerir o comportamento organizacional dentro da empresa? Toda empresa tem colaboradores com comportamentos distintos: o expansivo e brincalhão, que costuma ganhar a simpatia de todos; o mais acomodado sempre levando broncas; o líder natural focado em resultados e o objetivo; o calado e introspectivo as vezes surpreendente na execução de determinadas tarefas.

Enfim, inúmeros tipos de personalidades que, quando combinadas, podem fazer maravilhas pelos resultados e faturamentos de um empreendimento.

O comportamento organizacional refere-se aos altos e as atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma serie de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante a observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

O comportamento organizacional é um campo de estudo. Essa afirmação significa que está centrada em ama área de especialidade com um corpo comum de acontecimento. E estuda três determinantes da C.O nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O C.O aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento para fazer com que as organizações trabalhem mais eficientes e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.

3 Efeito da inovação

Com a realização da pesquisa sobre o conceito de inovação, conseguimos observar que a inovação organizacional está presente, mas ao mesmo tempo a falta de incentivo e uma das barreiras.

Cerca de 20 colaboradores da empresa Trax Serviços Ltda. foram entrevistados e a media dos colaboradores sentem-se sem motivação ou incentivo para expor suas idéias. Em media 7 dos entrevistados responderam sentir-se desmotivados para as inovações pois, os mesmos, afirmam que existe muita burocracia no mercado.

Em contra- partida 14 dos colaboradores entrevistados relatou que a falta de preparo para as inovações organizacionais é um dos principais motivos para a falta de qualificação da mão de obra.

Como lemos no texto de Fábio de Castro – “Faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras”, que sem a iniciativa das escolas para criarem novos formadores de opinião, essa nova geração fica sem preparo para um futuro promissor. Já que nesse período de formação de personalidade e de mentes abertas para informações e novidades, no qual o ensino em si deveria moldar as características de cada individuo, acabam retrocedendo. Não levando em conta a grande quantidade de informações que temos hoje.

4 Vantagens Competitivas

É fato que toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Ele deverá ser dotado de características, não somente técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. É dele a missão de inspirar, em seus colaboradores, a motivação para a conquista. O líder, portanto, é um modelo. Dessa forma, consegue envolver e comprometer as pessoas. E que começa nascer um time de vencedores, mantido, certamente, pela parceria de todos.

A verdade é que nem todas as equipem conseguem transformar grupos de trabalho vencedores, pois, quando falamos em equipes de trabalho, estamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com