TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1

1) Bergue (2010) cita 4 principais autores e suas formulações sobre a motivação humana. Elenque os principais pontos destas 4 teorias e seus respectivos autores. Identifique qual das teorias é utilizada no seu local de trabalho, explique (de exemplos).

Maslow

Deveras interessante à hierarquia de necessidades de Abraham H. Maslow, fundamentada na ideia de que cada ser humano se dedica bastante para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. Ele criou uma “escalada” hierárquica para explicar sua teoria, onde as necessidades que ficam no nível mais baixo devem ser satisfeitas primeiramente até chegar o nível mais alto, nesse ponto o indivíduo alcançaria a auto-realização.

Nessa escalada o primeiro degrau é o das Necessidades fisiológicas: relacionam-se com o ser humano como ser biológico, ex: intervalos no trabalho, infraestrutura adequada, ginástica laboral. O segundo Necessidade de segurança que o fato de querer sentir-se seguros, sem perigo de perder o emprego, de ter seu salário reduzido entre outros. É o caso da estabilidade funcional e da boa remuneração. O terceiro degrau é o das Necessidades sociais que faz o indivíduo sentir-se parte de um grupo, manter boas relações, etc. O quarto degrau é o da Necessidade de estima: reconhecimento por nós mesmos e pelos. E finalmente chegamos ao quinto e último degrau, Necessidades de auto-realização, de crescimento pessoal, autonomia, potencialismo, liderança, auto controle.

2)Com base nos 7 eixos propostos por Bergue (2010) para os programas e formas de aplicação específicos com vistas a estabelecer melhores condições para a motivação dos servidores, cite as formas já existentes em seu órgão de trabalho e crie novas formas de reconhecimento possíveis de serem implantadas.

É com pesar que não possa citar nenhum desses programas como parte do dia a dia da instituição que trabalho, o mais próximo disso é a flexibilidade de horário, que não é regulamentada, mas por a Instituição funcionar nos três turnos, há a possibilidade de trocar de turno diante de alguma necessidade.

Por ser um órgão público, as remunerações e os benefícios podem ser introduzidos na organização, mas depende de um plano de carreira, ao qual lutamos por ele. Agora se pudesse com certeza eu implantaria uma dinâmica de trabalho com base na produtividade, que funcionaria mais ou menos assim, seria estabelecida uma meta, o servidor que a alcançasse teria direito a um benefício, tipo uma folga do serviço, ou outro benefício estipulado pela própria equipe. Embora não esteja na relação de Bergue, destaco outra forma de motivação do servidor que considero válida, já utilizada em nossa instituição, que é a promoção de confraternizações, passeios, jantares onde é possível sair da rotina do trabalho, dando oportunidade às pessoas de se relacionarem e se conhecerem melhor. Vejo que quando isso ocorre o clima escolar muda, as pessoas ficam mais “leves” e os conflitos são minimizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com