TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 9

comportamento ético.

Em síntese, podemos concluir que a finalidade do Comportamento Organizacional é contribuir para a saúde organizacional, sendo esta perspectiva como um conceito multifacetado, que deve ser operacionalizado através de indicadores de bem-estar relevantes para os vários setores e partes interessadas da organização.

1.1 Comparação de definições, Comportamento Organizacional.

A definição do Comportamento Organizacional, no livro (John R), em sua definição ele nos relata as mudanças das organizações, e da importância de novas tecnologias, e do desafio de gerenciar uma organização de um modo inovador e moderno. As organizações são capazes de mudar de forma constante e positiva nessa época cheia de desafios.

(John R), Nos mostra, das necessidades de mudanças de busca contínua de novas ideias, de forma de transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia, buscando aperfeiçoamento para que a organização possa desenvolver um trabalho produtivo e dinâmico entre os componentes.

Já o conceito da (Zélia Frei Berger), ela cita em suas definições do C.O., o desenvolvimento humano em seu ambiente de trabalho, a importância das atividades em grupos, e de como se comportar diante de uma situação entre colaborador e organização, da éticas e dos seus valores.

O estudo do comportamento organizacional busca o entendimento de como desenvolver pessoas, grupos e a organização (Zélia Frei Berger).

2.Sistemas Abertos e Sistemas Fechados

Bertalanffy aborda o assunto, esclarecendo que sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, como por exemplo, o movimento de um sistema planetário cujas posições dos planetas são determinadas por suas condições no tempo; e sistemas abertos são aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam “mediante a construção e a decomposição dos componentes”.O exemplo de sistema aberto pelo autor é o dos organismos vivos que, por sua própria natureza e definição, são essencialmente sistemas abertos, uma vez que estão em constante interação com o ambiente, mediante a troca de energia, de matéria e de informação.

Mariotti refere-se aos estudos de Bertalanffy para apresentar os conceitos de sistemas fechado e aberto, segundo o qual os sistemas fechados “não têm entradas nem saídas para o ambiente” e tudo o que acontece nesses sistemas é restringido aos seus próprios componentes. Já nos sistemas abertos há uma dependência entre estes e o ambiente para manterem suas autonomias. Para Mariotti, os sistemas abertos embora dependentes do ambiente com o qual mantêm intercâmbio, bem como com os outros sistemas “iguais, superiores ou subordinados”, são autônomos e auto-sustentáveis. O que se verifica é que os sistemas abertos são, ao mesmo tempo, autônomos e dependentes do ambiente do qual fazem parte.

Quadro comparativo com as diferentes visões, dos autores citados

Autor Sistema aberto Sistema fechado

Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

Mariotti Dependência entre o sistema e o ambiente. Não tem entrada nem saída para o ambiente.

Capitulo 2

. Conceito de inovação

A origem do conceito de inovação pode ser creditada aos trabalhos do economista Joseph Schumpeter (1883-1950) – mostrando que inovar é “produzir outras coisas, ou as mesmas coisas de outra maneira, combinar diferentemente materiais e forças, enfim, realizar novas combinações”.

Para J. Schumperter, “o impulso fundamental que inicia e mantêm o movimento da máquina capitalista decorre de novos bens de consumo, dos novos métodos de produção ou transporte, dos novos mercados, das novas formas de organização industrial que a empresa capitalista cria”. Por essa ótica, o desenvolvimento econômico é impulsionado por um conjunto de inovações, visto que é o fato gerador do que ele chama de “destrição criativa” nos mercados, ao mesmo tempo em que cria, destrói – produzindo uma contínua mutação industrial.

Porém, a própria dinâmica do processo de inovação faz com que o sucesso da empresacapitalista estimule a ação de concorrentes também inovadores ou mesmo imitadores, o que leva o empresário inovador a sempre buscar a inovação e a temer a concorrência mesmo quando está sozinho no mercado.

Nesta mesma direção, e não por acaso são chamados neo-schumpeterianos ou evolucionistas, autores como Richard Nelson, Sidney Winter, Chris Freeman, Giovanni Dosi 3.1. Inovação tecnológica entre outros, destacam a centralidade da inovação para a análise econômica e mostram que a “máquina capitalista” é mais complexa do que a descrita por J. Schumpeter.

Segundo os autores desta linha, a inovação tecnológica desencadeia uma série de transformações, “difundindo-se em novos processos e produtos e afetando os hábitos e os costumes sociais institucionalizados em toda a sociedade”.

As inovações tecnológicas, por sua vez, podem se entendidas como a introdução de produtos/serviços ou processos produtivos tecnologicamente novos e melhorias significativas em produtos e processos existentes. Considera-se que uma inovação tecnológica de produto/serviço ou processo tenha sido implementada se a mesma tiver sido introduzida no mercado (inovação de produto), ou utilizada no processo de produção (inovação de processo).

O Brasil tem talento empreendedor de sobra e pesquisa científica de excelência. Mas, sem um ambiente encorajador para inovação, o país não conseguirá transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.

“Para criar um cenário encorajador, no qual as empresas invistam mais em pesquisa e desenvolvimento, é preciso melhorar vários aspectos simultaneamente: é muito difícil abrir uma empresa no Brasil, há uma série de políticas que podem ser modificadas, o sistema de patentes pode ser mais eficiente e o acesso ao capital de risco precisa melhorar”, disse Ryan à Agência FAPESP.

Para Isaias Raw, diretor da Fundação Butantan, o modelo norte-americano também não serve para o Brasil, uma vez que seria um sistema “sui generis”, configurando uma espécie de somatória da inovação mundial. “É um modelo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com