TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPÍTULO 1 7

1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 7

1.2. COMPARAÇAO DE DOIS AUTORES SOBRE DE SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS. 7

1.3. QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO 7

CAPÍTULO 2 8

2.1. INOVAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES 8

CAPÍTULO 3 10

3.1. RELAÇÃO DA FIGURA COM O TRABALHO EM EQUIPE 10

3.2. OS FRACASSOS NO AMBITO DA LIDERANÇA 10

CAPÍTULO 4 11

4.1. PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO 11

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

16

RESUMO

Este trabalho fala sobre O Comportamento Organizacional.Estuda a estrutura, o funcionamento e o desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Para ter sucesso nas metas da organização, temos que ser eficiente no trabalho a ser desenvolvido. Ser eficiente é fazer o que foi proposto correto, sem erros e que se destaque dos outros pela qualidade do plano executado. Eficácia é ser eficiente para alcançar o propósito. Concluímos que ao estudar o Comportamento Organizacional, devemos nos basear em métodos científicos, ter uma visão sistêmica e não focar apenas no presente.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento Organizacional, Eficiência, Eficácia.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca compreender o comportamento de uma organização que é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas, garantem diferenciação à empresa.

Duas delas é a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente. Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis.Mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.

O Comportamento Organizacional nos mostra que tipo de impacto que um indivíduo acarreta para uma Empresa, pois, esse impacto pode ser positivo ou negativo.As Finalidades do Comportamento Organizacional basicamente estão voltadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais.

Os desafios mais comuns do comportamento organizacional são: o aumento de produtividade, e qualidade dos produtos, boa aceitação do público, satisfação de clientes etc.Nos dias de hoje, o que uma Empresa necessita para o seu crescimento no mercado, é saber trabalhar com diferentes tipos de cultura, qualificar funcionários, fazer com que os colaboradores tenham satisfação em trabalhar na organização e acima de tudo ter uma boa aceitação de mercado.

CAPITULO 1

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA.

Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir desse contexto, encontram-se três considerações importantes: o comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos ou preparar um relatório; o comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores; o comportamento organizacional também analisa o "comportamento" dessas unidades sociais maiores - grupos e organizações - pôr si. O comportamento organizacional definido nesses termos tem sua origem no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.

Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.

Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com