TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 14

CAPITULO 01

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

No mundo de hoje o comportamento organizacional abrange não só empresários, gerentes, como até mesmo o ser humano em geral, adotando pra si praticas gerenciais necessitando assim de exigência de um novo aprendizado. Os campos do comportamento organizacional munido de estudos e pesquisas proporcionam a nós gestores, um conjunto de ferramentas nos quais será de suma importância no desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas. Melhorando assim aspectos importantes como atitudes, valores, diversidades e assédio moral, estruturando e fortalecendo os processos de grupos tornando-se essenciais para um modelo de gestores que vão preparar pessoas para grandes organizações e mutuamente repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si passando assim a ser uma exigência essencial de qualquer gestor que almeje sucesso no mundo dos negócios e das organizações. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/ acontecimentos/ fenômenos.

As pesquisas sobre o comportamento organizacional têm suas origens no fim dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia , sociologia, ciência políticas, economia e outras ciências sociais se reuniram em um esforço para desenvolver um corpo abrangente de conhecimentos organizacionais. Desse estudo produziu três áreas distintas que são: Comportamento Micro-Organizacional, Comportamento Meso-Organizacional e Comportamento Macro-Organizacional.

Onde o Comportamento Micro-Organizacional, com o foco no comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho. Três áreas da psicologia foram às principais vertentes do comportamento micro-organizacional. A psicologia experimental forneceu as teorias sobre a aprendizagem, motivação, percepção e estresse. A psicologia clinica contribui com os modelos de personalidade e de desenvolvimento humano. A psicologia industrial ofereceu teorias sobre seleção de colaboradores, atitudes no local de trabalho e avaliação de desempenho. Devido a essa herança, o comportamento micro-organizacional tem uma orientação claramente psicológica.

O comportamento meso-organizacional concentra-se principalmente na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e em grupos. O comportamento meso-organizacional desenvolveu-se a partir de pesquisas nos campos da Comunicação, da psicologia social e da sociologia interacionista, que forneceram teorias sobre tópicos como socialização, liderança e dinâmica de grupo.

Comportamento macro-organizacional enfoca a compreensão dos comportamentos de empresas inteiras. As origens do comportamento macro-organizacional podem ser situadas em quatro disciplinas principais. A sociologia, com suas teorias sobre estrutura, status social e relações institucionais. A Ciência Política, teorias sobre poder, conflito, negociação e controle. A Antropologia, teorias sobre simbolismo, influência cultural e analise comparativa. Economia, teorias sobre competição e eficiência.

Sobre as questões atuais, os gerentes que enfrentam desafios de entender e reagir a um amplo espectro de questões da administração contemporânea. De acordo com várias fontes, os gerentes atuais acham cinco dessas questões especialmente importantes: diversidade da mão de obra, produtividade da equipe, adaptabilidade organizacional, desenvolvimento e crescimento internacional e questões éticas.

A colocação do conhecimento teórico do campo do comportamento organizacional um uso prático exige que os administradores desenvolvam habilidades de uso desse conhecimento para identificar e resolver problemas de maneira eficaz. O processo de resolução de problemas pode ser simplificado e tornado mais eficaz por sua quebra nas quatro fases que são: Diagnóstico, coleta de informações a respeito de uma situação organizacional problemática e resumo dessas informações no enunciado de um problema; Solução, identificação de maneiras de resolver o problema identificado durante o diagnóstico; Ação, estipulação das atividades necessárias para resolver o problema e fiscalização da implementação dessas atividades e identificação dos indicadores a serem usados para medir o sucesso e a coleta dos dados que refletem essas medidas; e a Avaliação, determinação da extensão na qual as ações adotadas para resolver o problema tiveram o efeito pretendido, com uso dos indicadores e dos dados coletados durante a fase de ação.

CAPITULO 2

ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADORES

Administrar, definido da forma mais simples, é o processo de influenciar comportamentos em organizações nas quais propósitos comuns são identificados, trabalhados em conjunto e realizados.

Os três atributos da organização

Uma organização é um conjunto de pessoas e materiais reunidos para a realização de objetivos não alcançados por meio de esforços de indivíduos que trabalham sozinhos. Três atributos possibilitam que a organização consiga essa proeza: uma missão, a divisão de trabalho e a hierarquia de autoridade.

Missão

Toda organização trabalha para uma missão específica, que é seu propósito ou razão de ser. A missão de uma organização ajuda a mantê-la unida ao dar aos membros um sentido de direção compartilhado.

Divisão de trabalho

Em toda organização, o trabalho difícil é dividido em tarefas menores, essa divisão melhora a eficiência e facilita as tarefas.

Hierarquia de autoridade

Nas organizações pequenas, todos os membros da organização podem compartilhar igualmente a autoridade de tomar decisões e iniciar ações. Porém, nas organizações maiores, quase sempre a autoridade é distribuída segundo um padrão hierárquico de autoridade.

O que os administradores fazem

Administradores, ou gestores, são as pessoas que planejam, organizam, dirigem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com