TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

MONITORAMENTO E CONTROLE NA GESTÃO DE PROJETOS DE OBRAS INDUSTRIAIS

Seguir Valdair Sarmento, 16 de dezembro de 2008

inCompartilhar

Um dos grandes desafios dos Gestores de Projetos em empreendimentos do segmento de obras industriais são o Monitoramento e Controle da execução do escopo, do cronograma, dos custos e prazo, além é claro de outros controles periféricos menos expressivos.

Na verdade o monitoramento e controle são processos que visam observar e acompanhar a execução do projeto, permitindo que potenciais problemas possam ser antecipadamente identificados para que ações corretivas sejam tomadas antes de os problemas tomarem proporções incontroláveis.

O principal benefício destes processos são o controle e monitoramento do desempenho do projeto, na medida em que o mesmo é observado e medido regularmente identificando suas variações em relação ao plano de projeto pré-concebido.

Desta forma teremos todo o planejamento do empreendimento sendo acompanhado passo a passo, através de especialistas nas várias disciplinas da equipe, a fim de que os recursos e os custos utilizados estejam dentro dos números estabelecidos no orçamento.

Para ilustrar melhor a importância do controle e monitoramento, trago a seguir um exemplo pratico: Imaginamos um Plano de Projeto de um empreendimento industrial, temos num 1° momento, a declaração de escopo, mais adiante a elaboração do cronograma com a definição dos prazos de inicio e fim das atividades, a elaboração da EAP nos seus vários níveis e sub-níveis, elaboração dos histogramas com a indicação das várias categorias de mão de obra direta e indireta, emissão de planilhas com as relações dos equipamentos e materiais de consumo necessários para a execução dos serviços, e a elaboração do organograma funcional e hierárquico, etc.

Cada atividade indicada no cronograma terá um tempo de execução estabelecido, com quantidades de mão de obra direta e indireta calculadas, recursos estabelecidos, enfim tudo para atender o prazo de entrega da obra, dentro dos custos orçados. Os processos de controle e monitoramento colaboram para que o realizado seja mais próximo possível do planejado.

Dentro dos conceitos do Curso de Gestão de Projetos da Universidade Católica de Brasília, a UCB – www.ucb.br -, o grupo de processos de monitoramento e controle inclui:

1. O monitoramento das atividades em andamento do projeto em relação ao plano de gerenciamento do projeto e à linha de base do desempenho do projeto;

2. O controle dos fatores que poderiam dificultar o controle integrado de mudanças, de forma que somente mudanças aprovadas sejam implementadas.

Esse monitoramento contínuo permite que a equipe do projeto tenha uma visão clara da saúde do projeto e destaca as áreas que exigem atenção adicional. O grupo de processos de monitoramento e controle, além de monitorar e controlar o trabalho que está sendo realizado dentro de um grupo de processos, também monitora e controla todo o esforço do projeto.

Vejam este novo exemplo: - No caso de uma determinada data de término de atividade não cumprida pode exigir um aumento na equipe atual, dependência de horas extras ou compensações entre os objetivos de orçamento e de cronograma.

Ainda dentro dos conceitos da UCB, os processos de monitoramento e controle incluem os seguintes processos de gerenciamento de projetos:

• Monitorar e controlar o trabalho do projeto;

• Controle integrado de mudanças;

• Verificação do escopo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com