TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  3.657 Palavras (15 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Neste trabalho de pesquisa e aprendizado desenvolvido pela equipe, é abordada as formas, maneiras, tipos, reações e impactos que o Comportamento Organizacional exerce em nossas vidas nos dias atuais. Visando nos integrar como um todo permitindo inclusões (pessoas com deficiências), e principalmente buscando o aprimoramento e o ganho na qualidade de vida pessoal e profissional, a fim de nos realizarmos.

Serão apresentados pontos do ser humano em suas relações profissionais e como ambos contribuem dentro de uma organização, a fim de alavancar ou até mesmo derrubar os resultados planejados e propostos pela organização.

Mostraremos a diferença e particularidades entre percepção e comunicação e como ambas relacionam-se elevando nosso ganho pessoal e profissional ao patamar desejado por cada um de nós. Apresentaremos pensamentos e filosofias desenvolvidas pelo grupo buscando compartilhar nossas experiências e conhecimentos com o propósito de somar ao conhecimento de todos aqueles que obtiverem a oportunidade de ler este trabalho. Gostou? Esta ansioso para ler? O mundo esta cheio de coisas para serem descobertas e aprendidas comece por aqui.

Capitulo 1

O estudo do comportamento organizacional mostra-se eficaz visando o aumento da produtividade, expansão e qualidade do ambiente onde é aplicado.

No texto de Karla Sampaio ela nos demonstra e esclarece alguns dos muitos pontos do CO, torna-se inevitável comentar a influência que as organizações tem sobre a vida das pessoas fazendo com que elas modifiquem sua forma de agir, pensar, falar, expressar, gesticular, trabalho individual, trabalho em equipe, resultados e principalmente na produtividade.

É de uma magnitude óbvia que o estudo do CO aplicado independente de onde for, com certeza trará resultados vantajosos e satisfatórios, pois o mesmo tende a criar um ambiente mais ameno e propicio ao conforto, comodidade, ganho de rendimento e ao que muitos chamam de “bons ares”.

Um ponto muito especial e que merece uma consideração até mesmo de maior importância é quando nos deparamos com a inclusão social. Onde temos diferentes raças e etnias que por vez podem ter conflitos por suas crenças e culturas. O CO surge como uma ferramenta de gestão muito útil trazendo equilíbrio e produtividade entre todos desde que aplicada corretamente.

Nos dias atuais o CO tem sido largamente utilizado quando tratamos de inclusão de pessoas com deficiência visual, auditiva, mental, independente de qual seja e qual o nível em que se encontra.

Pode-se dizer que CO tem função de amenizar, satisfazer e qualificar ainda mais a gestão de um determinado lugar. Tornando-o saudável e principalmente propício ao sucesso.

CO vem a ser toda forma de estudo, pesquisa e ação visando a melhoria de tudo a sua volta de maneira que traga satisfatoriedade a todos proporcionando harmonia e ordem no ambiente, com o intuito de aumentar a qualidade e a produtividade nas nossas vidas.

Nosso primeiro autor é Peter Senge com seus cinco componentes integrantes da organização de aprendizagem, o domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em grupo e pensamento sistêmico.

Nosso segundo autor é Douglas McGregor com sua teoria X e Y demonstrando de uma maneira muito interessante, detalhes da motivação. Ambos os pensamentos são fascinantes e de uma contribuição extrema para o CO, McGregor demonstra as diferenças entre as pessoas que representam a Teoria X e Teoria Y.

Em comparação McGregor diz que o homem é motivado por natureza pois o mesmo é orgânico e não mecânico, neste momento podemos fazer uso do pensamento de Senge de maneira a orientar e possibilitar que as pessoas que compõem a Teoria X, tenham possibilidade de adquirir uma nova visão voltada para a correção de seus atos e pensamentos atuais, permitindo que as mesmas possam vir a ingressar no grupo de pessoas da Teoria Y.

Podemos comparar os dois pensamentos da seguinte forma:

McGregor: Uma ferramenta de percepção e informação da situação em que determinada pessoa encontra-se. Através desta ferramenta, obtemos detalhadamente o perfil da pessoa em relação ao trabalho. Descobrimos sua vocação, onde melhor ira se encaixar e como gerencia-la ao máximo de rendimento e ganho. E oque fazer com as pessoas que compõem a Teoria X? Tem como muda-las? De que forma?

Senge: Seu pensamento apresenta-se como uma ferramenta de apoio, complementar ao desenvolvimento, indicando formas e métodos para atingir um melhor resultado. Possibilita que através de coordenadas e informações passadas para estas pessoas que compõem a Teoria X de McGregor, que as mesmas possam auto desenvolver-se e auto gerenciar-se de maneira que possam compor o grupo de pessoas da Teoria Y de McGregor.

Ou seja, é fundamental para um gestor fazer uso dessas duas ferramentas sabendo observar e dosar de maneira sensibilizada as formas, atitudes e resoluções aplicadas às pessoas a sua volta. Podendo transforma-las completamente e despertar uma nova forma de pensar e ver o mundo a sua volta, tornando-as proativas e auto gerenciáveis.

Sistemas abertos e fechados

Os sistemas abertos estão em constante alteração com o ambiente.influencia e é influenciado. Tem uma capacidade de crescimento, mudança,adaptação ao ambiente.E ate auto reprodução sobre certas condições ambientais.

OS Sistemas fechados não interagem com o ambiente.Não tem capacidade de crescimento,o estado atual e final do sistema será o mesmo de seu estado original. Conceito que o sistema fechado não se pode afirmar que é a ausência ou falta de comunicação da interação ou conexão do ambiente sistemas fechados trocam energia e informação mas não trocam matéria.ao paço que os sistemas abertos trocam energia matéria informações entre outros.

Capitulo 2

Podemos denominar a inovação como uma exploração de sucesso das novas ideias visando benefícios e evoluções, para aumentar nossa qualidade de vida e como consequência pessoas mais evoluídas e providas de um conhecimento atualizável e dinâmico.

As inovações podem ocorrer em vários lugares e setores, na nossa casa, escola, faculdade, trabalho e principalmente podemos citar como maior inovadora nos dias de hoje a área de tecnologia e informática, que cresce e evolui de uma maneira absurda aos olhos de algumas pessoas. Muitos aceitam e mostram-se constantemente maravilhados com as novidades e inovações que vem surgindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com