TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Comportamento Organizacional, nós traz um estudo acerca da melhor compreensão do comportamento humano, tratando-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceito de várias outras ciências sociais, como: Psicologia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

Através desse estudo conseguimos, de forma sistêmica, analisar o comportamento das pessoas nas organizações, e com isso intervir de forma eficiente buscando a resolução dos conflitos, trazendo as mudanças e adaptações nos processos, trazendo resultados satisfatórios para as organizações e indivíduos.

Não basta mais ter os melhores produtos e atendimento rápido, se por traz de tudo isso, não haver uma equipe de alta performance, motivada, bem remunerada, com visão de “donos” do negócio.

O entrosamento da equipe, a mudança do ângulo de visão de cada funcionário, antes local, agora sistêmico, irá trazer mudanças que afetarão drasticamente a forma de pensar e agir dos funcionários, trazendo a eficiência vinculada e eficácia, o padrão de atendimento e trabalho que irá resultar em lucros.

1.1- Objetivos

Nosso objetivo é analisar a empresa “Casa Ceará”, com esse diagnostico em mãos, poderemos apresentar um projeto de ações motivacionais que irão incentivar e estimular os colaboradores da área de vendas, bem como, de uma mostrar que a integração de todas as áreas é necessária para alcançar o objetivos :

- da empresa: uma organização eficaz,eficiente, homogena, que além de atender bem ao cliente o fidelize, e com isso, aumente os lucros.

- dos colaboradores: trabalhar em um ambiente que lhe de prazer e tranquilidade, pois é necessário um ambiente tranquilo de trabalho, com garantias e valorização, pois assim sendo, cada indivíduo saberá gerenciar as emoções e terá um melhor desempenho pessoal que afeta integralmente o da organização.

2. Relatório “Casa Ceará”

Empresas x Pessoas

As empresas “são as pessoas que nelas operam”, sendo assim, a forma de agir, pensar e sentir de cada indivíduo ira impactar diretamente no todo.

É necessário que cada pessoa conheça a si próprio, para que tenha domínio de seus sentimentos, com isso a convivência com as outras pessoas se tornam mais fáceis.

Por vezes, o ambiente de trabalho ainda traz vestígios de uma forma antiga de pensar a empresa, sendo o lucro o principal e único objetivo, sem pensar no colaborador como parte essencial dessa “engrenagem”.

Não basta ter um modelo definido de conceitos e práticas de trabalho e não observar como cada um interage com essas ferramentas, com seus colegas de trabalho, com outros setores, que por vezes, conforme o tamanho da empresa sequer se conhecem pessoalmente.

O Papel do Lider

Um líder, tem que ter a visão holística da empresa, analisando desde o individuo, as relações entre eles, relações entre os processos e setores, e como isso irá impactar no resultado final e como seu cliente irá perceber isso.

Análise Inicial

Quando a dificuldade de lidar com essas informações, é preciso procurar ajuda especializada, que irá fazer a análise, dar o diagnóstico e acompanhar a implementação dessas ideias, assim como, o senhor Luis Augusto, gerente da “Casa Ceará” fez ao contratar a empresa SC9 –Administração e Consultoria.

Em seu papel de líder, o senhor Luis Augusto, busca novas ferramentas de liderar e entender o funcionamento de sua equipe, sendo assim são necessários a verificação de alguns tópicos para o início das mudanças, primeiro analisando a sí próprio, posteriormente os outros colaboradores, para após apresentar e discutir as mudanças e finalmente implanta-las.

Há de se analisar:

- O líder esta aberto a receber e trabalhar as informações, sendo um ser que não apenas incorpora as informações mas esta disposto a entende-las e discuti-las, afim de se aprimorar e criar seu próprio futuro;

- Já esta de posse do controle de suas emoções, para que essas não interfiram nas tomadas de decisões;

- Tem a visão dos pensamentos correntes dentro da organização;

- Conhece o pensamento de cada indivíduo e como isso afeta ao grupo;

- Está disposto a criar diálogos e discussões em seu grupo, para que juntos tomem a melhor decisão, aprendendo juntos;

- Entende que a organização é formada de múltiplos subsistemas, que devem se interagir de forma variada e complexa, conhecendo não somente seu papel individual, mas no grupo que interage.

O Lider

Vimos que diante dessas questões, temos um gerente, senhor Luis Augusto, quem tem conhecimento de todas as questões propostas, porém, não possui as ferramentas para colocar em prática ações que irão refletir no modo de pensar e consequentemente agir de cada colaborador, trazendo uma melhoria individual e coorporativa.

Sua ação de contratar uma empresa que irá propor ferramentas novas de ações motivacionais, mostra que ele esta focado na resolução dos problemas, possibilitando um trabalho com trocas de informações consistentes, livres de emoções e aberto a novas bases de conhecimento, contribuindo para que seus colaboradores, possam por si próprios gerar e construir seus próprios conhecimentos, não sendo somente receptores de informações.

A Organização

Vivemos em um mundo que esta em constante transformação. O acesso as informações de maneira mais rápida e direta, a interligação de pessoas, através não so do convívio em seu meio social ou de trabalho, mas de maneira global através da tecnologia, redes sociais.

Através do conhecimento, nos tornamos mais atentos a tudo que nos cerca, e isso faz com que nosso nível de exigência aumente a cada dia mais.

Em busca de um sonho, uma realização pessoal, consumimos bens, serviços, que nos trarão satisfação pessoal e em alguns casos até mesmo um “status” perante a sociedade.

Isso nos impulsiona a cada dia adquirir mais conhecimento, para que possamos desenvolver nosso trabalho não de uma maneira mecânica e sem satisfação pessoal, mas sim de maneira atuante, que nos traga reconhecimento e satisfação. Temos que estar bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com