TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

UBERLÂNDIA

2013

Introdução

O comportamento organizacional estuda o comportamento dos indivíduos e tem como característica o envolvimento de variáveis referentes às atitudes e a forma que esses indivíduos agem dentro do ambiente organizacional.

O comportamento organizacional apresenta diferentes definições, mas o objetivo que todos os autores salientam é como as organizações avaliam as características dos indivíduos relacionados ao desempenho no trabalho.

Dentro do campo da administração também são estudadas abordagens de sistemas que se orientam para o planejamento e produzam resultados eficazes; sendo estes classificados como sistemas abertos (conceituais) e sistemas fechados (físicos).

O comportamento organização trabalha também com o processo de inovação, desenvolvendo novas ideias, projetos, produtos e serviços. Com base nos conceitos de inovação foi desenvolvida uma pesquisa com o objetivo de analisar o que as pessoas entendiam sobre o assunto e qual a posição destas pessoas em relação a essa variável.

Além disso, neste trabalho também será enfocado a importância do trabalho em equipe, qual o papel do líder neste cenário, como melhorar a relação de trabalho entre os membros possibilitando resultados mais eficazes com produções eficientes.

E por fim, como relacionar a perceptividade junto à comunicação frente à arte de administrar; e o que esses fatores podem contribuir mediante as decisões a serem tomadas pela administração organizacional.

Capítulo 1

Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, envolve variáveis relacionadas a cada indivíduo como atitudes, motivações, competitividade, liderança, grupos, mudanças, entre outros aspectos que demonstre como os indivíduos se interagem e agem dentro do ambiente organizacional.

Segundo Robbins (2002): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.

De acordo com Casado (2007): “comportamento organizacional é o conjunto de conhecimentos sobre o homem e sua interação com as demais pessoas, com seu trabalho e com outros aspectos da vida organizacional, que ajudam no entendimento das questões humanas e que concorrem para o atendimento dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento pleno do potencial humano”.

Com base nos argumentos feitos por cada um dos autores citados acima, pode-se considerar que ambos buscam identificar a importância que se tem em estudar o comportamento dos indivíduos dentro das organizações com o objetivo de contribuir em prol da melhoria da eficácia organizacional e bem como uma maior interação do mundo do trabalho com as demais áreas da vida pessoal, nas quais se integra o sentido do trabalho.

Entende-se que para que uma organização tenha bons desempenhos, é preciso estar inserido nos planos de administração da empresa a importância de se utilizar uma abordagem sistêmica com o objetivo de influenciar na formação intelectual dos dirigentes e de todos os profissionais. O enfoque sistêmico se refere a uma ferramenta para planejar e montar sistemas que produzam resultados.

Neste sentido, os sistemas são feitos de dois tipos de componentes: Os considerados sistemas abertos (conceituais ou abstratos) e os sistemas fechados (físicos ou concretos), que serão analisados no quadro abaixo:

Fonte: Kwasnicka, Eunice Lacava. Introdução a Administração. São Paulo. Ed. Atlas S.A, 2004.

Muitas organizações utilizam o enfoque sistêmico para entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas e para criar soluções para estes, complementando e integrando os conhecimentos especializados da administração.

Capítulo 2

Inovação

A inovação pode ser definida como “a introdução de uma nova forma de relacionamento entre a organização e a sua envolvente e/ou a adoção de um novo meio ou fim internos, de modo a aumentar a eficiência organizacional e/ou sua eficácia” (CUNHA et al, 2003).

Dentro deste contexto de inovação, é importante destacar o modelo dos determinantes do comportamento inovador, que tem como objetivo central determinar os fatores que podem influenciar o comportamento inovativo, sendo este considerado como a capacidade de desenvolver ideias, projetos, experiências, produtos e serviços criativos.

Neste sentido, observa-se que grande parte das organizações apresenta como características inovadoras, os investimentos gerados na valorização da qualidade de produtos e serviços oferecidos no mercado.

Entretanto, vale ressaltar que, o conceito de inovação vai muito além do que as pessoas pensam. Para inovar exige conhecimento, comprometimento e acima de tudo deve-se estar preparado para encarar desafios e incertezas num mercado que a cada dia se torna mais competitivo e acentuado a níveis tecnológicos.

Com base nos conceitos de inovação foi desenvolvida uma pesquisa envolvendo a participação de 20 pessoas com idade entre 29 a 58 anos que apresentaram como resultados diferentes argumentos sobre o assunto. A pesquisa foi elaborada contendo 4 perguntas que refletiam sobre o valor da inovação para as pessoas e para as organizações, sendo estas:

• O que se entende por inovação?

• Qual a importância da inovação no ambiente organizacional?

• Quais as características de uma pessoa inovadora?

• Quais as vantagens que se pode ter com o processo de inovação?

Os resultados obtidos foram os seguintes: 50 % dos entrevistados acreditam que a inovação é um fator primordial, pois é através dela que as empresas se mantem sustentavelmente no mercado, tendo a como um diferencial competitivo no desenvolvimento de ideias, na ampliação e diversificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com