TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 04

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E DE SISTEMA ABERTO E FECHADO 05

2. RELATÓRIO 07

2.1 INOVAÇÃO NO BRASIL 07

2.2 PESSOAS INOVADORAS 07

2.3 QUALIDADE 08

3. RELAÇÃO ENTRE A FIGURA E O TEXTO TRABALHANDO EM EQUIPE. 09

4. PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO 10

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo definir o que é comportamento organizacional e eficiência e eficácia.

Comportamento organizacional é o estudo dos indivíduos e os impactos que eles causam na sociedade e na empresa, focamos nas ações e atitudes dos mesmos no intuito de alcançar produtividade reduzir o absenteísmo, a volatilidade e promover a cidadania organizacional.

O comportamento organizacional tem por finalidade a explicação, previsão e controle do comportamento humano. O controle implica na condição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

Eficácia é a capacidade de fazer o que é preciso o que é certo, é também escolher os melhores meios para se fazer.

Já a eficiência é a capacidade de obter bons produtos utilizando uma pequena quantidade de recursos.

A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, porém a eficácia refere-se ao resultado da mesma.

Em virtude dos fatos mencionados entendemos que o comportamento organizacional e fundamental para uma empresa seja ela pequena ou grande.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresárias para o desenvolvimento continuo e assertivo de soluções, a fim de reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.

Busca avaliar o impacto que os indivíduos causam em uma empresa. Podemos destacar diversas características:

As organizações podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivar a produtividade, respostas as estratégias administrativas variadas, caracterizam-se pela sua complexidade e empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações para alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

As finalidades correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação identifica as causas dos fatos. A previsão estabelece os resultados alcançados através de uma ação científica. O controle gera a eficácia.

O CO é um elemento de importância crescente na formação do administrador, estudo de pessoas, grupos e interações. É uma ciência aplicada. Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração. Combina desenvolvimento técnico/conceitual com um aprendizado natural. Está voltado para quatro tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo, rotativa e cidadania organizacional. Preocupa-se com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e eficácia.

As principais variáveis são: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

As Principais oportunidades e desafios no uso do CO são:

-aumentar a produtividade e qualidade dos produtos;

-melhoria das habilidades humanas, motivação, liderança;

- administrando a diversidade da força do trabalho: raça, etnia, sexo dos participantes;

-fortalecimento dos funcionários;

-estimulando a inovação e a mudança para expressar sua competitividade estimulando a criatividade e a tolerância a mudança;

-Lidando com a temporariedade é preciso aprender com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade para superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional;

-ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;

-declínio da lealdade dos funcionários;

-desafios de motivar trabalhadores a manter a competitividade global das organizações;

-Melhorar o seu comportamento ético para seus funcionários realizar seu trabalho com produtividade;

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E DE SISTEMA ABERTO E FECHADO

De acordo com Geraldo R. Caravantes, B, Caravantes e Mônica C. Kloeckner definem que as organizações são as pessoas que nela operam e a forma de trabalho, assim, são as pessoas que dão a sustentação a uma produção constante e de qualidade. Desta forma compreende-se que é através deste processo que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com o seu ambiente, definido então o chamado comportamento organizacional.

Eles pontuam também, a definição de Comportamento Organizacional feita Derek Pugh, é. O estudo da estrutura do funcionamento e a do desempenho das organizações, bem como comportamento dos grupos indivíduos dentro delas. (p.27 - 2009).

Já Caravantes e Kloeckner (2009), citam a definição usada por John Ivancevch:

Para ROBBINS (2010), o comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional tem sobre o comportamento das pessoas das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com