TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 15

POLO MARACANÃ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Adalberto de Freitas Silveira – RA nº 429.926

David Antônio Rocha – RA nº 427.643

Gilmar Pires de Andrade – RA nº 426.833

Lília Guedes de Carvalho Pereira – RA nº 428.482

Luziano Coelho Vilela – RA nº 428.293

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atividades Supervisionadas apresentadas como requisito parcial da disciplina de Comportamento Organizacional.

Orientador: Lilian Aparecida Crespilho -Tutora à Distância

UBERLÂNDIA, ABRIL DE 2013

Sumário

INTRODUÇÃO 3

CAPÍTULO 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 3

1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 3

1.2. SISTEMAS ABERTO E FECHADO 5

CAPÍTULO 2 – INOVAÇÃO E A VELOCIDADE E OS EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 6

CAPÍTULO 3 - RELAÇÃO ENTRE A FIGURA TRABALHO EM EQUIPE E O TEXTO UMA VANTAGEM COMPETITIVA. 9

CAPÍTULO 4 - CONCEPÇÕES DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA E PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ARTE DE ADMINISTRAR 11

4.1. EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 11

4.2. PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ARTE DE ADMINISTRAR 12

CONCLUSÃO 13

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 14

ANEXO 1 – O QUE AS PESSOAS ENTENDEM POR INOVAÇÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO 15

INTRODUÇÃO

O presente estudo visa abordar os seguintes assuntos o Comportamento Organizacional e gestão de competências, bem com o Efeito que a Inovação provoca na forma de gerir as Organizações e as diversas formas e momentos em que a Motivação se faz necessária ser trabalhada.

A atual forma de gestão organizacional baseia-se em práticas gerenciais voltada para a gestão de competências, visto que os desafios trazidos pela globalização, para atingir os níveis de desempenho desejados para cada função da estrutura organizacional, tem conduzido as organizações a começarem se voltar para a implantação de modelos estruturados de gestão por competências.

Este modelo de gestão de competências tem modificado substancialmente o comportamento organizacional, o qual passa a ser um instrumento imprescindível para gerar benefícios concretos aos negócios, à medida que permite a identificação e a disseminação das mais diversas competências humanas.

CAPÍTULO 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Focando no conceito de Sampaio (2007), podemos entender Comportamento Organizacional como o estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Assim o Comportamento Organizacional se resume no estudo do comportamento das pessoas em um grupo e empresa buscando uma melhoria continua dentro de cada individuo e assim conseguir melhores resultados.

Vejamos a definição de Robbins para tal conceito:

“O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”. (ROBBINS, 2002 p.6)

Assim o comportamento organizacional pode ser entendido como o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para que se possa entender como está funcionando essa tríade e assim pode fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Em atenção o que entende Robbins (2002) sobre comportamento organizacional Moraes e Fadel (2007), comenta que o comportamento organizacional pode ser definido de forma sucinta como sendo o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse campo de estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Para Chiavenato (2005), o comportamento organizacional trata-se do estudo de indivíduos e grupos dento das organizações, portanto refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações, bem como com a influencia sofrida pela empresa por estes e da mesma sobre os colaboradores. Assim para este autor, o comportamento Organizacional retrata a continua integração entre colaboradores e empresa que se influenciam reciprocamente, determinado portanto o modo lidar com fatos, atitudes e tomada de decisões por parte dos gestores que trata as relações através da gestão por competências.

Estabelecendo um paralelo entres os dois autores acima apresentado, pode-se se inferir que ambos concordam que CO trata-se do estudo do comportamento que afetam as relações interacionais entre individuo, grupos e organizações. Entretanto deve-se destacar que para o segundo (Chiavenato), não se pode esquecer que não só há influencia dos indivíduos sobre as organizações, como ainda há a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. Ou seja, para o último ambos se influenciam mutuamente.

1.2. SISTEMAS ABERTO E FECHADO

A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com