TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇAO

O presente trabalho tem como objetivo definir o conceito de Comportamento Organizacional de acordo com o desafio proposto pela Atividade Prática Supervisionada - ATPS, mostrando a importância do individuo para o desenvolvimento da organização, sendo indispensável para o seu crescimento.

O comportamento organizacional abrange situações em que o indivíduo se relaciona com diversos ambientes, sejam eles, o trabalho ou a vida social. No âmbito organizacional o individuo tem que se adaptar as regras e a comunicação organizacional de cada empresas.

Diante disto é fundamental que a organização tenha um bom nível de comunicação com seus colaboradores, o que permita um feedback de ambas as partes. Isso permite com que o produto ou serviço da organização sejam executados com eficácia em razão da eficiência de cada componente.

As inovações que são introduzidas nas organizações vêm trazer melhor resultado para as organizações e também melhor retorno para os colaboradores, pois necessitam da participação de indivíduos visionários que se adaptam com facilidade às mudanças.

Vale ressaltar que as transformações vividas por cada indivíduo, tem como consequência o aperfeiçoamento em suas habilidades, aumento de conhecimento e experiência o que o faz muito mais eficiente.

O individuo que fica parado diante das mudanças perde seu espaço dentro das organizações, portanto é fundamental que se busque novos conhecimentos.

CAPITULO 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Conceito

Segundo DUBRIN o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a sua interação entre as pessoas e a organização em si conceitua-se como comportamento organizacional. As ações do indivíduo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação fazem parte desse estudo com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia da organização.

O conceito de Comportamento Organizacional, segundo Karla Sampaio, fala sobre uma avaliação da importância de cada funcionário como peça indispensável do organograma de uma empresa. Em uma avaliação mais intimista, e conseqüentemente mais avançada, percebemos como a individualidade de um empregado pode ser encaminhada, porém não controlada, por um coordenador.

A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes e por esse motivo as habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. É necessário que os executivos não dependam apenas de suas habilidades técnicas, eles precisam também de habilidades interpessoais de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.

O reconhecimento da importância das habilidades interpessoais dos executivos está relacionado à necessidade das organizações de conseguir e reter funcionários com alto nível de desempenho. Sem dúvida um lugar de trabalho onde se tem reconhecimento pela qualidade do trabalho, apoio, ambiente agradável levam uma grande vantagem, pois são reconhecidos como bons locais de trabalho. (ROBBINS, 2005, pag. 2)

Entendemos que executivo-administradores precisam desenvolver suas habilidades interpessoais ou humanas para que possam ser eficazes em suas funções. Compreendemos que o comportamento organizacional é um campo de estudo que avalia os impactos que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização, aplicando esse conhecimento para ajudar as empresas a trabalhar com maior eficácia.

Comparativo entre teorias de Comportamento Organizacional

Segundo IDALBERTO CHAVENATO comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia. Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes.

Porem segundo JOSE CARLOS FARIAS comportamento organizacional é o estudo do funcionamento da dinâmica das organizações e apresenta alguns aspectos importantes, como: a Teoria do Equilíbrio, os tipos de participantes e a Teoria da Aceitação da autoridade. As críticas são baseadas na fragilidade de alguns aspectos, como a abordagem mais descritiva e menos prescritiva, profunda reformulação da filosofia administrativa, dimensões bipolares, etc.

Quadro comparativo dos Sistemas Abertos e Fechado

Sistema Aberto Sistema Fechado

CHIAVENATO - o chamado sistema aberto, que descreve as ações e interações de um organismo em um ambiente. Os sistemas abertos trocam energia e informação com seus ambientes e são por eles influenciados.

CHIAVENATO – O sistema fechado é o sistema que não apresenta intercâmbio com o meio ambiente que o circunda, pois é hermético a qualquer influencia ambiental. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas.

FARIAS - Existe em ambiente dinâmico, com a presença de outros sistemas, logo, esse meio ambiente interfere sobre a organização. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio. FARIAS – A organização é estática e criada com estrutura, critérios, e métodos e objetivos claramente definidos e que não se transformam. Ou seja, é hermético, não sofre nenhuma influência do seu ambiente e também não o influencia.

CAPITULO 2

INOVAÇÃO E SEUS EFEITOS NAS ORGANIZAÇÕES

Pesquisa sobre inovação

Pergunta nº 1- Para você o que é inovação

Pergunta nº 2- De que forma ela se aplica em seu cotidiano

Item Nome Idade Profissão Reposta 1 Reposta 2

01 Maiara 22 Farmacêutica Algo novo, diferente, uma coisa nunca feita antes. Ela se aplica na minha vida através da tecnologia, que facilita meu cotidiano.

02 Lisiany 26 Auxiliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com