TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Organização é uma unidade social coordenada de modo consciente, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua com o intuito de atingir um objetivo comum.

O comportamento organizacional foca-se no comportamento dos indivíduos isoladamente ou em grupo, mas ambos introduzidos num contexto organizacional. Com relação à área científica têm como objetivo resolver problemas do dia a dia dos grupos e dos indivíduos nas organizações.

A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas, eles precisam também de habilidades interpessoais. Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisão.

As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.

Existe um pano de fundo comum às diversas abordagens sobre funções, papéis, habilidades e atividades de administração: todas elas reconhecem a suprema importância da gestão de pessoas.

CAPÍTULO 1

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos e evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os colaboradores da empresa.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais de coletivo entre os colaboradores.

Podemos definir comportamento organizacional como uma “cultura” que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhorar o convívio dentro de uma organização, padronizando uma forma de comportamento e satisfazer clientes. O comportamento organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gastos. A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças.

O temperamento das pessoas pode afetar a imagem da organização; o comportamento organizacional é aplicado para ensinar as pessoas separando vida pessoal da vida profissional.

De acordo com Karla Sampaio, o comportamento organizacional interpreta as atitudes de cada funcionário de uma determinada empresa, e as consequências que essas atitudes trazem para o desempenho das tarefas, a relação com os outros funcionários e a empresa em si. É a forma como cada um age no ambiente de trabalho, incluindo a forma como lida com seus companheiros de trabalho.

Comparação entre Definições de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional refere-se aos atos e ás atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

Livro: CO/IMPACTO DAS EMOÇÕES; Autor: EDUARDO SOTO; Pág. 27.

O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.

Livro: CO/LIVRO TEXTRO 133; Autor: STEPHEN P. ROBBINS; Págs. 6 e 7.

Sistemas Abertos e Sistemas Fechados

“Os sistemas abertos são caracterizados pela ligação com outros sistemas e pela dependência que mantém com esses sistemas. Um sistema aberto não existe por si só, ele precisa ser alimentado por sistemas maiores onde está inserido” (ROBBINS, Stephen)

“Um sistema fechado é aquele que não se comunica com seu meio externo” (CESAR, 2011)

Percebe-se facilmente que não tem segredos na hora de se definir sistemas abertos e fechados: sistemas abertos são aqueles que dependem diretamente do meio em que estão inseridos e se comunicam com eles, já os sistemas fechados são o oposto e dependem apenas de si mesmo sem ter a necessidade de comunicar-se com o mundo externo.

Um exemplo de sistema aberto é quando o administrador da empresa leva em consideração a opinião dos seus funcionários.

Um exemplo de sistema fechado é quando o dono de uma empresa manda que seus subordinados sigam as normas da empresa e façam tudo dentro do “padrão” sem questionar ou dar opinião.

CAPÍTULO 2

Conceito de Inovação

O Brasil tem talento empreendedor de sobra e pesquisa científica de excelência, mas não possui ambiente encorajador para a inovação. Segundo pesquisadores e líderes empresariais que participaram de um seminário realizado em conjunto pelo Centro de Economia da Criatividade e da Inovação, da Universidade George Washington, nos Estados Unidos e pela Faculdade de economia, administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Com alto investimento em pesquisa básica nas universidades, recursos humanos de qualidade e publicações de artigos científicos de impacto internacional o Brasil tem alguns pontos fortes para a inovação, mas a pesquisa não chega ao mercado porque o ambiente é pouco motivante para a inovação segundo o diretor do Ciec, Michael Ryan.

De acordo com pesquisa feita entre colegas de empresa e amigos:

As inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados aumentem suas receitas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com