TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, definir o conceito de Comportamento Organizacional, assim como também, comparar a sua definição entre os autores Robert P. Vecchio, Wagner e Hollenbeck.

Demonstrar sistemas aberto e fechado, realizando um quadro comparativo entre as mesmas.

Analisar a velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações, tomando por base, o conceito de inovação descrevendo o seu efeito para a organização.

Identificar as principais características de uma equipe, os estilos de atuação e a relevância da liderança para as organizações.

Concepções de eficiência e eficácia, e a relevância da comunicação para o contexto organizacional, assim como também, a definição de Percepção e Comunicação, relacionando os conceitos à arte de administrar.

É importante ressaltar, em todos os temas abordados, a importância do ser humano dentro de uma organização, pois sua atuação é fundamental para que a mesma tenha sucesso nas operações realizadas. O indivíduo num todo, influencia de forma direta na eficiência e eficácia dos resultados, formação de equipe e a formação do ambiente dentro de uma organização.

CAPITULO I – CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DEFINIÇÃO

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções a fim de reter talentos, evitar o “turn over“ e promover o engajamento e a harmonia entre os “Stakeholders“. Podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro das organizações e como isso afeta o desempenho das empresas.

Segundo Karla Sampaio, Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Em sua visão, Karla Sampaio acredita que o Comportamento Organizacional é um dos principais pontos a ser estudado, pois permite à Organização, a compreensão do Indivíduo Uno e Múltiplo. Levando em consideração fatores variáveis como: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais, possibilita criar novas formas de administrar pessoas e compreendê-las no intuito de aproveitar o melhor de cada indivíduo, gerando maiores lucros para a empresa.

COMPARATIVO DA DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ENTRE OS AUTORES ROBERT P. VECCHIO, WAGNER E HOLLENBECK

Segundo o autor Robert P. Vecchio, o comportamento organizacional envolve o campo psicológico. Ele acredita que a personalidade de um colaborador é o principal motivo que o influenciará nas decisões dentro de uma organização, tendo em vista que a estrutura organizacional de uma empresa é levada em consideração ao analisarmos uma situação. Outro ponto que ele menciona, é que a preocupação principal com o elemento humano prevalece para uma organização ser mais eficaz, e não entrando nos méritos técnicos e financeiros como forma de obter um crescimento maior dentro de uma corporação.

Segundo os autores Wagner e Hollenbeck, o comportamento organizacional busca a análise do comportamento humano através da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro do ambiente da organização. Eles acreditam que a estimulação dos indivíduos deve ser com diálogo e ações imediatas para resolução de problemas ou mesmo para mudanças positivas, para que com isto, não ocorram o desgaste e o stress, pois estes irão interferir diretamente no desempenho profissional de cada indivíduo dentro da organização.

Podemos concluir que, em ambos os conceitos, o ser humano é colocado como principal preocupação e também como principal solução dentro de uma organização, sendo assim, através do diálogo e da compreensão do indivíduo, pode- se chegar à resolução de problemas sem comprometer o bom desempenho profissional. Desta forma teremos maior comprometimento do indivíduo e consequentemente um maior crescimento da organização.

TEORIA DE SISTEMAS – ABERTO E FECHADO – QUADRO COMPARATIVO.

A teoria dos sistemas aberto e fechado foi desenvolvida por Ludwig Von Bertalanffy com o objetivo de sintetizar as idéias comuns a varias disciplinas. Abaixo se encontra o quadro comparativo dos sistemas.

Autor Sistema Aberto Sistema Fechado

Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente.

Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

Vasconcellos Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.: chama Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex.: termostato

Nas Organizações, podemos definir os Sistemas Aberto e Fechado conforme demonstramos abaixo:

Sistema Fechado: O conceito de sistema fechado é isolado, independente e sem abordagem sistêmica. Não recebe influência qualquer e também não permite influência externa.

Sistema Aberto: Nos sistemas abertos, existem permutas da empresa com o meio externo que está a sua volta. As mesmas são dependentes e necessitam de influência externa, plenamente integrada e interagindo com o mundo viabilizando sua existência. Ex.: A empresa com seus clientes, fornecedores, Investidores, entre outros.

CAPITULO II – O EFEITO DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

TODAS AS MUDANÇAS IMPLICAM EM NOVAS ABORDAGENS E SOLUÇÕES.

As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Cada vez mais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas. Cada indivíduo reage de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano e de um ambiente de mudanças, cabe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com