TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  3.090 Palavras (13 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Conceito Gestão do Conhecimento

A gestão de conhecimento e um processo para criação capturam armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento, importantes para a empresa.

A gestão de conhecimento, por meios de suas praticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos que são fundamentais para o sucesso do negocio.

A implantação da gestão do conhecimento é válida para empresa de qualquer porte e área de atuação.

Quanto mais turbulentos os tempos, quanto mais complexo o mundo, mais paradoxos existem. Toda discussão que envolve a dinâmica do conhecimento nas organizações contemporâneas deve ser precedida do entendimento do significado da chamada sociedade da informação ou sociedade do conhecimento.

Hoje, o sucesso das empresas não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, mais sim da sua capacidade de produzir idéias e soluções criativas e inovadoras para os problemas ou desafios que nos são apresentados.

É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

DESENVOLVIMENTO

Gestão do Conhecimento segundo CARVALHO& KANISKI.

A comparação, comumente feita pelos autores, entre a sociedade industrial e a sociedade da informação, apesar de repetitiva, nos ajuda a compreender em termos históricos as razões e os princípios envolvidos nas profundas transformações de ordem econômica, política, social e cultural que marcaram a vida das organizações e, conseqüentemente dos indivíduos nas últimas décadas.

Segundo CARVALHO& KANISKI (2000), a discussão a sociedade da informação pode ser compreendida por meio de duas perspectivas históricas complementares.

A primeira delas diz respeito às iniciativas de sistematização da produção do saber. O autor explica que, mesmo fora do espaço temporal da sociedade da informação, a organização e publicação da obra Enciclopédie, de Diderot e D’ Alembert, é vista como uma das mais relevantes iniciativas no sentido de libertar o homem dos limites impostos pela ignorância e pelo acesso ao saber.

A segunda perspectiva corresponde à problemática da segmentação da economia. O autor destaca a transferência das atividades produtivas de um setor para outro e o conseqüente inchaço do setor terciário da economia.

A Gestão do Conhecimento têm um caráter universal, ou seja, fazem sentido tanto para empresas de setores tradicionais, como para empresas em setores de ponta; para empresas em setores primários, como para empresas em setores manufatureiros ou de serviços. Além disso, não se limitam, por exemplo, ao chão de fábrica, departamento de novos produtos ou áreas em contato com os clientes. Isto, segundo nossa opinião, tem elevada importância para a competitividade das empresas nacionais. A "tecnologia gerencial" expressa nos princípios e práticas de Gestão do Conhecimento discutidos neste trabalho apresenta, pode argumentar elevada relação custo-benefício, além de se encontrar, em boa medida, ao alcance de praticamente qualquer tipo de empresa, conforme exemplos arrolados neste trabalho.

CARVALHO & KANISKI (2000) afirmam que tais abordagens enfrentaram, no inicio, grandes resistências devido à excessiva subjetividade que envolvia a expressão

“conhecimento”. Segundo eles, apenas com os estudos de Porat, em sua tese de doutorado, em 1976, que o conceito de sociedade da informação se consolida.

Gestão do conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.

Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.

As empresas passaram por várias etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação e do conhecimento.

Ao contrario do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a gestão do conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída, tornando-se acessível aos interessados.

De acordo com CARVALHO (2003), As corporações estão diferenciando umas das outras pelo que sabem. O autor cita ainda que:

Em um mercado dinâmico, competidores podem copiar a até mesmo aperfeiçoar a qualidade e o preço de um produto ou serviço idealizado por uma empresa líder. Só que no momento em que isto acontece, a empresa rica em conhecimento já terá se deslocado para um novo patamar de qualidade, eficiência e criatividade.

1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

A produção de novos conhecimentos é um processo que amplifica organizacionalmente o conhecimento criado pelas pessoas, o conhecimento no nível de grupo através do diálogo, discussão, compartilhamento de experiências. Este novo conhecimento é bem diferente da época industrial, por isso e importante conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com