TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO À DISTÂNCIA – POLO DE CAXIAS DO SUL

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

.

________________________________________

Trabalho de CO elaborado como atividade

avaliativa – 1º bimestre da disciplina de

Comportamento Organizacional do curso

de administração.

Profa.: Ma. Yaeko Ozaki

Tutora à distância: Adriana D’Amico Bezerra Sotolani

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. CAPITULO 1 5

2.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

2.2. QUADRO - COMPARAÇÕES ENTRE SISTEMA ABERTO E FECHADO 5

6. CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos abordar a importância do estudo do comportamento organizacional, sua eficiência, eficácia e efetividade indicando os conceitos e processos que podem influenciar tanto nas empresas como na sociedade.

Com base nas teorias de alguns autores e com suas ideias e criticas, discutindo sobre atitudes dos indivíduos, equipes, grupos, ambientes, inovações e lideranças.

2. CAPITULO 1

2.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é o estudo das pessoas de forma individual e coletiva diante da estrutura de uma organização. É o ramo que investiga o impacto dos indivíduos, grupos e a estrutura sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Tem como finalidade o aumento da produtividade, a redução da ausência dos funcionários, a diminuição da rotatividade dos empregados e o aumento da satisfação com o trabalho, ajudando na fixação dos objetivos, da missão da organização e na construção e fixação da identidade organizacional.

Definição de Comportamento Organizacional pelo autor Derek Pugh.

“O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.”

Definição de Comportamento Organizacional pelo autor Douglas McGregor.

“Comportamento não é uma consequência da natureza humana; é uma consequência da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas.”

2.2. Quadro - Comparações entre sistema aberto e fechado

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Apresentam relações de intercambio com o ambiente, através de entradas e de saídas. Sistemas que não recebem nenhuma influenciam do meio ambiente, e por outro lado, também não influenciam o ambiente.

Plenamente integradas, interagindo com o mundo. Indiferente a qualquer influencia, não interagem com o mundo, inviabilizando sua existência.

Entropia: busca novos rumos Entopia: o sistema vai até determinado momento e para.

Fonte: www.administradores.com.br/artigos

3. CAPITULO 2

Pesquisa sobre conceito de inovação:

___________________

Efeito da inovação para as organizações:

O efeito das inovação para as organizações

A inovação e parte fundamental das organizações nos dias atuais, pois as empresas que não se atualizam acabam perdendo espaço no mercado competitivo. No mundo globalizado as novas tecnologias estão surgindo muito rapidamente para isso à organização precisa estar sempre à frente de seus concorrentes buscando sempre ter o melhor atendimento, flexibilidade, eficiências de custo e qualidade.

Observando as respostas obtidas nas entrevistas a equipe chegou a senso comum de que cada profissional tem uma maneira diferente de avaliar o conceito de inovação. Em algumas respostas podemos observar que o profissional vê a inovação como um meio de gerar mais lucros para sua empresa, já outros veem a inovação como uma maneira de desenvolvimento pessoal e também temos aqueles que a inovação consiste em novas tecnologias e novos produtos.

Sobre a personalidade para maioria dos profissionais, segundo as respostas obtidas a motivação está sim atrelada aos traços de personalidade. Porque a motivação e a personalidade caminham juntas, pois o ser humano mesmo

A inovação está presente em toda atividade humana, somos inteligentes e temos liberdade para criar, inovar quando quisermos. Por isso inovamos ao longo do tempo, possibilitando a evolução da civilização.

A inovação organizacional entende-se que é uma reorganização empresarial que acontece na produção da empresa visando lucro.

Inovar envolve uma série

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com