TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

1. Introdução.------------------------------------------------------------------------3

1. Capítulo 1 - Definição de Comportamento Organizacional-------------3

2. capítulo 2 - Conceito de Inovação-------------------------------------------5

3. capítulo 3 - Trabalho em equipe----------------------------------------------7

4. capítulo 4 - Percepção e Comunicação à arte de administrar-----------8

5. Conclusão -----------------------------------------------------------------------10

6. Bibliografia----------------------------------------------------------------------10

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional abrange situações em que o indivíduo se relaciona com diversos ambientes, sejam eles, o trabalho ou a vida social. As empresas costumam se adaptar às diferenças de cada indivíduo, buscando a estabilidade e organização no ambiente de trabalho. Embora, esse comportamento de organização não afete só no núcleo dos negócios como também na vida interpessoal de cada um de seus colaboradores, a perspectiva desse conceito é de que vivemos em constante mudança e inovação, seguindo sempre os avanços do modernismo.

No entanto, vale ressaltar que as transformações vividas por cada indivíduo, tem como consequência o aperfeiçoamento em suas habilidades, aumentando sua fonte de conhecimento e experiência. Em uma organização é fundamental a busca por informações, novos conhecimentos, e junto à estes muito planejamento e disciplina. Isso faz com que aumente a possibilidade de sucesso no empreendimento.

O presente trabalho apresentará uma discussão sobre o comportamento organizacional em mudanças e inovações nas organizações.

CAPITULO I

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Para estudar o comportamento organizacional é preciso compreender as pessoas, os grupos e suas influências nas organizações. O comportamento organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais; baseia-se no método cientifico que prevê observação, predição e mensuração.

O método cientifico nos auxilia a explicar e, até certo ponto predizer o comportamento das pessoas na organização. O método cientifico permite uma certa previsibilidade e a habilidade de generalizar de uma situação para outra. Comportamento organizacional é, portanto, uma área de conhecimento consiste no estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esses comportamentos afetam as empresas bem como suas expectativas para com a organização. Com o conhecimento desse intercâmbio é possível definir qual o sistema de gestão adotar para que haja o adequado gerenciamento de pessoal.

O sucesso ou falência da empresa depende da forma como a empresa geriu seu capital humano. O trabalhador atual busca inovar e ser reconhecido no âmbito empresarial, além de recorrerem à busca de motivos para desempenhar suas atividades.

Segundo o comportamentalista Douglas McGregor Muito do comportamento que hoje nós vemos no mundo em uma típica organização industrial não é uma conseqüência da natureza; é uma conseqüência da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas. McGregor ficou conhecido pela formulação de dois conjuntos de premissas – a Teoria X e a Teoria Y – sobre a natureza humana. Sucintamente, a Teoria X se baseia em uma visão essencialmente negativa das pessoas. Ao contrário dos gerentes da Teoria X que tentam controlar os trabalhadores, os da Teoria Y tentam ajudar os funcionários a aprender como administrar a si mesmos.

A Teoria Y se baseia em uma visão positiva das pessoas. Assume que elas podem se auto dirigir, aceitar responsabilidades e considerar o trabalho uma coisa tão natural, quanto descansar e se divertir. McGregor acreditava que a Teoria Y captava melhor a natureza dos trabalhadores, por isso devia ser a orientadora das práticas da administração. Conseqüentemente, McGregor argumentava que os administradores deviam dar liberdade aos funcionários para que estes pudessem realizar totalmente seu potencial criativo e produtivo. Portanto, dizia que a abordagem da teoria Y era a mais adequada para a organização.

O sociólogo Max weber desenvolveu uma teoria de estruturas de autoridade e descrevia as atividades organizacionais como baseadas em relações de autoridade. Weber foi o primeiro a olhar para a administração e o comportamento organizacional de uma perspectiva estrutural. Weber descreveu um tipo de organização a qual chamou de burocracia. A burocracia seria um sistema caracterizado pela divisão de trabalho, por uma hierarquia bem definida, por regras e regulamentos bem detalhados e por relacionamentos impessoais. Max Weber apoiava a uma visão mecanicista e impessoal da organização.

Douglas McGregor x Max Weber

TEORIA DOS SISTEMAS

SISTEMAS FECHADOS

SISTEMAS ABERTOS

1. Não têm entradas nem saídas para o ambiente

1. Importação e exportação de matéria. Dependentes do ambiente com o qual mantêm intercâmbio

2. Restringidos aos seus próprios componentes.

2. Dependência entre componentes e o ambiente para manterem suas autonomias.

3. Toda organização importa insumos, tais como matérias-primas, equipamento produtivo, recursos humanos e know-how técnico do ambiente circundante;

Organização Social Sistema Cibernético Simples: Termotasto

Ser Humano Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismos de Relógio

Reino Animal Sistemas Estáticos Simples: Estruturas

Vida Vegetal

Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula

CAPITULO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com