TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE TÉCNOLOGIA ANCHIETA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

RELATÓRIO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

INTRODUÇÃO

Entender o comportamento organizacional (C.O) é fundamental na dinâmica e melhoria da gestão de pessoas, pois auxilia muito o trabalho dos líderes e ajuda os mesmos a prever e evitar problemas individuais ou coletivos entre os membros de uma equipe.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças as organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

Algumas disciplinas como psicologia, sociologia, antropologia e ciências políticas contribuem no estudo do comportamento organizacional.

Iremos fazer um breve estudo do tema nesta ATPS, onde veremos alguns conceitos sobre C.O, abordaremos a importância das mudanças e inovações dentro das organizações. Citaremos opiniões de diferentes pessoas quanto a inovação, adquiridas através de uma pesquisa.

E quanto ao trabalho em equipe também teremos um capítulo onde nos aprofundamos um pouco mais no assunto mostrando a importância deste trabalho sendo bem desenvolvido.

No comportamento organizacional é muito importante saber se comunicar e ter uma boa percepção, então o último tema desta ATPS abordará este assunto, para que possamos concluir fazendo uma análise geral e superficial sobre este complexo estudo que é o comportamento organizacional.

CAPÍTULO 1

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é um estudo amplo e com foco no ser humano, que busca se aprofundar nos detalhes e atitudes dos funcionários no ambiente de trabalho, para então fazer um planejamento eficiente alcançando objetivos e satisfazendo a organização como um todo.

COMPARANDO CONCEITOS DE C.O

Existem diversos livros que abordam o tema comportamento organizacional, e vamos ver aqui nesta ATPS dois conceitos de CO de diferentes autores.

Para o autor Stephen P. Robbins, CO” é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.”

E para os autores Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner, “o comportamento organizacional é um estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.”

Podemos perceber que nos dois conceitos as definições são praticamente as mesmas, ou seja, comportamento organizacional é um estudo que analisa as atitudes, as personalidades, as diferenças dos indivíduos, a fim de se obter um levantamento completo e assim buscar as melhores alternativas e soluções para alcançar os objetivos e resolver problemas.

DIFERENÇAS DE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Procura interagir com as pessoas e estudar o ambiente Não interage com as pessoas e nem estuda o ambiente

Visa o ser humano Só visa o lado material

Conserva o conhecimento e a informação Conserva somente o lucro e os ganhos

Busca mudanças Resiste a mudanças

Trabalha em equipe Trabalhos individuais

Fonte: Teoria de sistema de Ludwing Von Bertalanffy

CAPÍTULO 2

MUDANÇAS E INOVAÇÕES

Mudar e inovar é inevitável para se acompanhar as tendências atuais de um mundo globalizado. A modernização esta ocorrendo rapidamente em todos os ramos de atividade, por isso não podemos relaxar, é preciso ficar sempre atento as informações, principalmente no que se diz respeito à tecnologia.

O avanço tecnológico é muito rápido, podemos citar como exemplo a telefonia móvel, onde a cada dia é lançado um celular mais moderno, com mais ferramentas e diversas funções.

É necessário buscar informações a todo instante, verificar o mercado nacional e internacional, estudar tendências, fazer pesquisas com consumidores, enfim, o foco tem que ser a inovação, é através de novidades positivas que se consegue atrair atenção dos clientes.

A organização que não inovar, que ficar parada no tempo, que não procurar evoluir, infelizmente não conseguirá se manter no mercado, acabará perdendo campo para a concorrência atualizada.

“Uma organização sem inovação permanece inerte. As necessidades dos clientes mudam diariamente, e sem renovação, a empresa não consegue atender as novas tendências e exigências do mercado, ficando atrás de seus concorrentes.”, essa é a visão do gestor comercial, Marcos Campos, 60 anos.

“Sempre é bom inovar e dar idéias faz parte, só assim não ficamos na mesmice de fazer sempre as mesmas coisas.”, diz Patrícia Tunes, 27 anos, assistente administrativa.

E Márcia Rocha, 37 anos, assistente financeira, acha que “inovar é preciso para poder continuar competindo no mercado, para isso a empresa deve estar atenta no que esta acontecendo externamente e internamente”.

Já para a assistente de escrita fiscal, Elizete Fernandes, 36 anos, “é importante inovar para melhorar ou facilitar alguma coisa que já existe”.

No Brasil inovar ainda não é tão fácil quanto deveria, é muita burocracia interna, impostos altos, acaba criando um ambiente de hostilidade para inovação. Não é como na China, Índia e Coréia do Sul, onde a inovação tecnológica é muito forte e constante.

Para se alcançar uma inovação sem comprometer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com