TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

“Quando você vê um Negócio bem-sucedido é por que alguém, algum dia tomou uma decisão corajosa”. (Peter Drucker).

Podemos basear comportamento organizacional em focos de resultados.

Para o inicio de uma organização, é preciso vários outros itens para lhe compor, pois não a constrói apenas com numerais, produção, balanços e patrimônios. Para a formação da mesma é necessário mais que bens materiais, é preciso pessoas capacitadas para conduzir, com normas, visão, missão e outros objetivos. Nós como seres humanos que determinamos o sucesso ou fracasso em uma empresa através de nossas competências.

A organização consegue alcançar os seus próprios objetivos através do talento e potencial humano, pois as adversidades e motivações é que traz planejamento e estratégias para chegar ao rumo desejado (alcançar o objetivo).

Para uma melhoria organizacional é preciso uma investigação de impacto do comportamento dos indivíduos, pois os mesmo no local de trabalho não se comportam apenas como ele mesmo, mas como membros de um grupo a qual fazem parte. Para uma melhor compreensão do ser, é preciso compreender suas personalidades e diferenças, pois a personalidade é resultada de formação e historias.

Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar é realizado com eficiência e eficácia, pois ao falar em produtividade devemos levar em considerações os conceitos mais amplos.

Eficiência; quando falamos desta palavra, o assunto é interligado a produtividade, em fazer mais com mínimo de recursos possíveis, trata de como fazer, não do que fazer. Eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível.

Eficácia; é relacionada à escolha. É o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente, capacidade de fazer o que é preciso.

Para uma melhor compreensão, entre eficiência e eficácia, quando se tratamos dos níveis de decisões em uma organização, a eficácia é relacionada ao nível tático (gerencial, abaixo do estratégico), já a eficiência é relacionada a nível operacional.

1 Capitulo

1)DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional para SAMPAIO (2012) é um estudo do Comportamento humano, onde estuda a interação entre as pessoas, e as organizações, como as atividades são feitas e não como o trabalho é executado, com o propósito de Explicação, Previsão e Controle.

Principais características:

• Tem conceitos de psicologia, sociologia e administração.

• Voltada para quatro tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional.

• Preocupada com a satisfação, eficiência e eficácia.

1.1) COMPARATIVO ENTRE DOIS AUTORES DA DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Robbins apud no artigo Leite & Leite & Albuquerque (pág. 06) Comportamento Organizacional é “É um campo de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.

O autor contribui com o estudo do comportamento humano em prol da melhoria da eficácia organizacional.

Já para Soto apud no artigo de Leite & Leite & Albuquerque (pág. 06) “o comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza, das pessoas e das organizações”.

Neste aspecto a contribuição do autor esta diretamente relacionada ao papel das emoções na forma como as pessoas se comportam no cotidiano organizacional.

1.2) QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMA ABERTO E FECHADO

Sistema aberto

É aquele que está exposto no ambiente externo, ou seja; tudo que é influenciado pelo calor humano que diferencia a vida da não vida. Um sistema aberto seria aquele que habilita uma comunicação com a natureza no sentido da vida.

Ex: Vida vegetal, Reino animal, o ser humano, e a sociedade como uma organização. Sistema fechado

Sistema fechado é aquele que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com