TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 10

Atividade Prática Supervisionada

Polo: São Paulo (SP) – Pirituba

Curso: Recursos Humanos

Disciplina: Comportamento Organizacional

Tutor(a): Profª. Bruna Cristina de Sá

ANDRESA VITORINO SANTOS – RA: 6785393320

APARECIDA DO CARMO FERREIRA DA SILVA – RA: 6788427141

EDNA LUCIA E SILVA – RA: 6790431840

ELISÂNGELA PEREIRA REIS – RA: 6789349252

ROSA MARIA COSTA – RA: 6788427520

São Paulo / SP

14/04/2013

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento da expressão e da comunicação compa-tíveis com o exercício profissional envolvendo os processos de negociação e da comunicação interpessoais e intergrupais, buscando refletir criticamente sobre a esfera da produção, com-preendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento usando para tal a criatividade, a iniciativa, a determinação, uma vontade política e administra-tiva e a vontade de aprender enfrentando de forma aberta as mudanças tendo consciência da qualidade e das implicações éticas do exercício profissional.

Para o atingimento desse objetivo, procuramos em primeiro plano desenvolver o co-nhecimento e as bases de aplicação do comportamento organizacional, prosseguindo na se-quência com o estudo das condições e influências da inovação tecnológica dentro do ambiente da organização e seus efeitos para o mundo exterior e, as condições para o estabelecimento do trabalho em equipe procurando entender as diferentes formas de percepção do ser humano em cada indivíduo em particular, não deixando de lado o entendimento das diferentes mas não desconectadas ações envolvendo a eficiência e a eficácia.

CAPÍTULO 1

CONCEITOS

O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e dos grupos no ambiente das organizações (Karla Sampaio).

O Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento humano compartilhando conceitos provenientes de várias outras ciências sociais (Geraldo R. Caravantes).

O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional (Stephen P. Robbins).

A comparação entre os conceitos expostos nos leva a estabelecer que:

“O Comportamento Organizacional é uma ciência social que estuda sistematicamente o comportamento do indivíduo dentro das organizações, visando a presunção de seu compor-tamento futuro, no que se refere à eficácia organizacional”.

Comparação entre os sistemas fechado e aberto

Sistema fechado é aquele em que se analisa especificamente o lado interno da organi-zação sem verificar o ambiente em que se encontra.

Sistema aberto visa a análise da organização comparando sua situação interna com as variáveis provenientes de seu exterior.

SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO

Ênfase na autoridade e responsabilidade Organização contínua onde o mais forte não é o dono burocrata

Disciplina Organização formal e funcional integradas para gerar eficiência

Unidade de comando Comando por níveis de responsabilidade

Unidade de direção Direção estratégica, com visão global que cuida dos objetivos organizacionais e metas; direção gerencial cuidando dos planos em nível intermediário e direção técnica opera-cional para execução dos planos

Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais Cruzamento dos interesses na medida da proporcionalidade, visando o sucesso da em-presa e a qualidade de vida individual

Remuneração do pessoal com planos de car-gos e salários para manter a ordem Recompensas materiais e sociais na medida das necessidades básicas como um mínimo para a motivação humana

Enfoque prescritivo e normativo Sistemas sociais cooperativos e sistemas de decisões

CAPÍTULO 2

Pesquisa sobre “Inovação Tecnológica”

Com o objetivo de descobrir o que as pessoas entendem como sendo conceitualmente “Inovação Tecnológica”, perguntamos a 20 (vinte) pessoas: “No seu entendimento, o que é Inovação Tecnológica”; “qual é o seu nome”; “qual é a sua idade”?

As pessoas arguidas a respeito são identificadas a seguir, pelo seu nome seguido da idade.

1 – É o que a gente percebe quando o que tem em casa já está ultrapassado. Augusto, 30.

2 – É a substituição do homem pela máquina. Jorge, 25.

3 – É quando nós vemos que o que o homem fazia manualmente na antiguidade, hoje pode ser feito por máquinas cada vez mais velozes. Adriana, 22.

4 – É a renovação das tecnologias a cada dia que se passa. Marina, 27.

5 – É a velocidade de produção traduzida em lucro para o dono da empresa. Fábio, 36.

6 – É a implantação de novos métodos produtivos que visam o aumento da eficiência dentro de um processo produtivo. Marcos, 52.

7 – É a modernização do produto ou do processo para atingir melhor qualidade. Cristi-ano, 57.

8 – É a criação de novos modelos de negócios através de novos modelos de processos com o objetivo de se atingir novos mercados. Roberto, 55.

9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com