TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 11

Comportamento Organizacional (Etapa 1 – Passo 1)

O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes das pessoas, grupos no ambiente das organizações. Avalia o impacto que as pessoas possuem para uma empresa. Com o objetivo por parte das organizações de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade. Promovendo a cidadania organizacional, criando um clima eticamente saudável para seus funcionários. Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração, entre outras disciplinas. Visando a satisfação no trabalho, dando ênfase e eficácia, melhorando as habilidades humanas através de treinamentos, comunicação eficiente, etc. Podendo fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela.

Comportamento Organizacional (Etapa 1 – Passo 2)

Segundo o autor Stephen P. Robbins o comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Segundo o autor Idalberto Chiavenato comportamento organizacional é o estudo do funcionamento e da dinâmica das organizações e como os grupos e os indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar e quase independente. Existe uma concordância de opiniões sobre os componentes ou tópicos que constituem a área de estudos do comportamento organizacional. É consenso que o comportamento organizacional inclui tópicos básicos como a motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento de trabalho e estresse no trabalho.

Quadro comparativo: Sistema Aberto e Sistema Fechado (Segundo Kleber T. Nascimento)

Aberto Fechado

• Mantém-se pelo intercâmbio de materiais diversos, com seu ambiente circundante. • É mecanicamente autossuficiente, não importando ou exportando nada.

• Conjunto de partes em constante interação. • Concentração em regras de funcionamento interno, ênfase em procedimento e não em programas.

• Dependência com o ambiente externo. • Responsável pela insensibilidade da administração tradicional.

• Natureza essencialmente dinâmica do ambiente. • O ambiente não faz a diferença.

• Responde eficazmente às mudanças contínuas e rápidas do ambiente. • Sistema organizacional rígido.

• A organização deve oferecer ao ambiente produto por ele necessitados ou criar nele a necessidade de tais produtos. • Insensibilidade para a necessidade de mudanças. Os seus produtos não mais atendem as necessidades, anseios e solicitações do contexto.

Fonte de Pesquisa:

“Introdução à teoria geral da Administração” – Idalberto Chiavenato – Pág. 539

“A revolução Conceptual da Administração” – Kleber T. Nascimento – Págs. 5 a 52

Comportamento Organizacional (Etapa 2 – Passo 3)

Faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras. O problema do Brasil referente inovação tecnológica encontra-se na falta de um ambiente empresarial encorajador para a inovação. O ambiente é pouco motivante para transformar conhecimento em valor (desenvolvimento econômico). Para Isaias Raw, diretor da Fundação Butantã, educação existente não tem potencial para transformar essa realidade. A educação foi uniformizada e isso é um veneno para o espírito inovador.

Comportamento Organizacional (Etapa 3 – Passo 1)

A imagem mostra que o objetivo final do trabalho em equipe era o encontro preciso das linhas férreas. O que não aconteceu. Podemos citar alguns fatores como: falta de comunicação, má liderança, individualismo, competição, falta de orientação, vaidade exagerada, arrogância, autossuficiência. Faltou humildade. O trabalho em equipe tem que ter parceria, espírito de cooperação e equilíbrio de egos, procurando sempre evoluir e crescimento de todos. Comprometimento com todos os aspectos do trabalho.

Comportamento Organizacional (Etapa 3 – Passo 2)

A liderança é o uso da influência para dirigir e coordenar as atividades de um grupo organizado, sendo assim, alguns erros acometidos no planejamento da mudança relacionam se ao comportamento do líder, referente à falta de capacidade em vários aspectos como: Influenciar pessoas, ter competência nas negociações, ser pró-ativo em antecipar possíveis ameaças nas mudanças, facilitar o caminho para que os objetivos comuns sejam atingidos, apoiar e ainda desencorajar o atendimento das metas profissionais e pessoais, fazer com que seja legitimado pelas pessoas como o guia da busca dos bons resultados, perceber a mudança como sendo positiva, reagir na base da conduta racional, focar nas necessidades das pessoas, esclarecer o caminho e estruturar estratégias de mudanças através de metas e objetivos, antecipar situações ameaçadoras, ter planejamento na implementação da mudança, explorar a situação atual da organização, praticar a pró-atividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com