TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

Curso: Tecnológico de Gestão Pública

Disciplina: Comportamento Organizacional

Renata Gomes de lima Rega – RA: 6707340420

Luiz Carlos Augusto de Menezes – RA: 1299539048

Mario Jefferson Ferreira – RA: 7305549130

Paulo Diego de Góes Pereira – RA: 6783358442

Júlio Cesar de Souza Marinho – RA: 7121518331

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho acadêmico apresentado como requisito para a avaliação na disciplina de Técnicas de Negociação ministrada pelo Professor Emerson Gaino - Tutor a Distância e pela Professora Myriam Castanheira Perrella - Tutora Presencial.

São Paulo, 15 de abril de 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................3

CAPÍTULO I

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL..............................................4

Conceito, por Karla Sampaio

Conceito, por Derek Pugh

Conceito, por Sorge e Warner

Conceito de Comportamento Organizacional

Comparação entre definições de comportamento organizacional

CAPÍTULO II

INOVAÇÃO............................................................................................................................5

CAPÍTULO III

TRABALHO EM EQUIPE: UMA VANTAGEM COMPETITIVA........................................6

CAPÍTULO IV

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA......................................................................................................8

CONCLUSÃO......................................................................................................................... 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................................... 11

INTRODUÇÃO

A administração de uma empresa, atualmente, requer muito do exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar, controlar, etc.

As ameaças às organizações, que podem vir dos clientes, da concorrência, da decorrência das mudanças no contexto socioeconômico, requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do comportamento organizacional. De modo particular, investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitudes, processos de mudanças, conflitos e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

O Comportamento Organizacional está ligado diretamente à modelagem do ser humano, influenciando nas necessidades e motivando os indivíduos em diferentes organizações, ou grupos em empresas, incentivando a produtividade, fazendo superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas na busca de avaliar o impacto que os indivíduos possuem em uma empresa.

Consiste também no estudo sistemático do comportamento humano em uma dinâmica dentro do ambiente de trabalho, focando nas ações e atitudes dos indivíduos, grupos e organizações, no intuito de alcançar produtividade e buscar identificação das causas ou razões que determinam fatos, acontecimentos ou fenômenos, entre outros temas, que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo comportamento organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

Capítulo – I - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo definição de Karla Sampaio, comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. Buscando alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, bem como promover a cidadania organizacional.

No livro “Comunicação e Comportamento Organizacional”, pág. 27 do capítulo 2, PLT, de Derek Pugh, o comportamento organizacional é definido como o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela.

Na página 28 do livro mencionado, Sorge e Warner definem o comportamento organizacional como um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquire forma. A razão pela qual todas essas coisas acontecem da maneira como acontecem e a que propósito elas servem.

Consequentemente, o comportamento organizacional é uma área da administração que, por meio da pesquisa e integração social, se preocupa em explicar o que as pessoas fazem nas organizações e como esse comportamento afeta o desempenho das empresas.

• SISTEMAS ABERTOS

Apresentam relação com o ambiente trocando matéria e energia regularmente com o mesmo. Tem inúmeras entradas e saídas.

• SISTEMA FECHADO

Não recebem influência do ambiente, bem como não o influencia. São herméticos.

CAPÍTULO II - INOVAÇÃO

Segundo pesquisas de mercado, percebesse que todos de alguma forma são inovadores, pois possuem elementos de cunho tecnológico, como por exemplo, acesso a computadores, celulares, etc., ferramentas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com