TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 2

Capitulo 1 - Comportamento Organizacional

1.1 Definição de Comportamento Organizacional ........................................3

1.2 Comparação de definições entre autores ...............................................3

1.3 Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados .......................4

Capitulo 2 – Inovação .e tecnologia

2.1 Pesquisa elaborada com 20 pessoas em faixas etária diferentes ........5

2.2 Inovação Tecnológica .............................................................................5 Capitulo 3 - Liderança e Equipe

3.1 Fatores que geram fracasso no âmbito de liderança .............................6

Capitulo 4 – Percepção e comunicação

4.1 Percepção ...............................................................................................7

4.2 Comunicação ..........................................................................................7

Conclusão ....................................................................................................................8

Referencia Bibliográficas .............................................................................................9

INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir relataremos uma discussão sobre fatos do comportamento organizacional na administração tendo como foco mudanças e inovações, dando ênfase ao desenvolvimento do assunto nas empresas. Mostraremos a importância do quanto o bom relacionamento no seu modo de atuação na organização para que ele seja eficiente e eficaz. O comportamento organizacional abrange situações em que o indivíduo se relaciona com diversos ambientes, sejam eles, o trabalho ou a vida social, ele é o fator principal para que o administrador seja bem sucedido na sua atividade com uma empresa, dando assim a importância de ser estudado o tema a fundo para que o administrador possa lidar com diversas situações no seu campo de atuação.

CAPITULO 1 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO

Comportamento organizacional é o estudo do grupo de organização que compõe uma equipe que dá sustentação a uma produção constante e de qualidade, dizemos também que e o estudo das atitudes de um grupo em um ambiente organizacional, ou seja, o estudo do comportamento humano em uma organização, tendo como intuito de promover a melhoria das organizações.

Segundo Karla Sampaio as principais variáveis são: a estrutura, o clima, a cultura organizacional, o ambiente de trabalho, o planejamento e as habilidades interpessoais. É um conjunto de fatores a serem estudados na organização assim englobando também conceitos de psicologia, sociologia e administração podendo lidar com as situações variáveis do grupo. Temos oportunidades e desafios no campo organizacional como aumentar a produtividade e a qualidade, buscando a satisfação de seus clientes, melhorando as habilidades humanas com motivações, treinamento e comunicação. Aprender a conviver com pessoas de raças e culturas diversas, estimular a inovação e a mudança, alcançando assim o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional que é um dos pontos importantes na organização. O C.O (comportamento organizacional) tem como finalidade prever e controlar o comportamento humano. Desde os primeiros estudos das relações humanas na organização, com a teoria humanista da administração, revelou-se que as pessoas são fundamentais para o desenvolvimento das organizações em todos os âmbitos, e que para que este desenvolvimento aconteça, é necessário que haja equilíbrio entre a organização e seus colaboradores, de forma que ambas trabalhem para o crescimento mutuo, baseando-se em uma nova concepção do ser humano: “ O homem social passou a substituir o homo economicus”

1.2 – COMPARAÇÃO DE DEFINIÇÕES ENTRE AUTORES SOBRE C.O.

Para GERALDO R. CARAVANTES, a definição de C.O nada mais é que o estudo interno e externo das organizações. Para que uma empresa possa alcançar seus objetivos e ver seus resultados é necessário que ela entenda e conheça seus colaboradores e isso pode ser feito através de sistemas abertos e fechados em conjunto. Então Caravantes completa sua definição de C.O com as seguintes dicas:

“ é extremamente importante que a empresa selecione seus colaboradores minuciosamente com dinâmicas, psicologia, entrevistas pessoais e em grupos, porque só assim podem-se conhecer o interesse, a aprendizagem, e comportamento do seus colaboradores evitando que a empresa passe futuramente por situações constrangedores que possam desestabilizar a empresa.”

Já nas palavras de IDALBERTO CHIAVENATO C.O é o estudo da dinâmica das organizações e como o grupo e pessoas se comportam dentro delas. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que compõe coordenarem os seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

1.3 – QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Sistema Aberto

Entropia positiva

São prós Ativos

Caminha para o equilíbrio

Faz intercambio com o ambiente

São adaptativos

São influenciados e influenciam

Sistema Fechado

Relação de independência

Caminha para o desequilíbrio

Não faz intercambio com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com