TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

Comportamento Organizacional

O que vem a ser comportamento organizacional?

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Robbins, em um livro específico de comportamento organizacional, ele define como um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. No livro Comportamento Organizacional, John Wagner e John Hollenbeck dizem que é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.

Visão sistêmica

Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.

A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.

Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo.

SISTEMA ABERTO - ORGÂNICO SISTEMA FECHADO – MECÂNICO

Holístico Mecanicista

Voltado para fora Voltado para dentro

Diz respeito a eficácia Diz respeito a eficiência

Interação com o meio ambiente Obedece às leis da física

Inter-relação entre subsistemas

Homeostase Entropia - desintegração

Integração Desagregação

A Inovação e as organizações / Mudanças

Hoje em dia, muito se ouve falar em inovação. Mas qual será o conceito do homem diante desse termo?

Para uma pessoa de 57 anos inovação é sinônimo de fazer algo diferente, criar algo talvez inédito, sair da rotina. Essa pessoa acredita que a inovação, a busca pelo novo, pode gerar grande recompensa para o autor da idéia (empreendedor). Já para um indivíduo de 20 anos, inovar traz a idéia de transformação do velho em algo novo, que traga melhorias, seja diferente, traga avanço tecnológico. Ele acredita que a inovação é conseguida através da idéia de mudança, melhoria.

Mudanças sempre estiveram presentes, mas de tempos pra cá, elas têm operado em uma velocidade muito acelerada, e as organizações têm se visto obrigadas às adaptações. Essas adaptações geram incertezas e aí é necessário o desenvolvimento de sistemas cada vez mais aperfeiçoados de planejamento que permitam agir no hoje baseando-se no amanhã, e que também permitam, sempre, a correção de diferenças entre o planejado e a situação real.

O grande diferencial das organizações que incorporaram a inovação é a maior compreensão e aceitação do relacionamento com o meio ambiente do qual fazem parte, assumindo assim o papel de sistema aberto. Isso tem evitado que empresas morram por estabelecerem o foco na atividade econômica de produzir bens e serviços, esquecendo-se que a principal preocupação deveria estar nos indivíduos que as formam.

As inovações têm afetado as organizações de forma a correr maiores perigos, terem maiores oportunidades, novos mercados, aumento da participação feminina na mão-de-obra, aumento do número e da importância dos trabalhadores do conhecimento, entre outras conseqüências.

O que temos presenciado é o surgimento de um novo sistema organizacional, que corresponde à nova busca ambiental e novos conceitos visados pelo homem atual, e esse novo sistema permitirá que o indivíduo não esteja aprisionado, mas sim liberto e independente diante de uma organização que está em constante mudança.

Atualmente, o “novo administrador”, o administrador de visão, reorganiza as estruturas, movimenta, fazendo com que a rigidez e inflexibilidade não operem e levem à morte. A organização inovadora se dispõe a mudanças para melhor adaptação às necessidades e alterações do ambiente.

O fato é que, as inovações estão cada dia mais presentes em nossas vidas, e é um grande desafio incorporá-las às organizações

Personalidade

Vamos abortar um tema que tem um enorme potencial de influência dentro das organizações.

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de agir, sentir e pensar, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Para um estudo melhor dessas características foram criadas quatro teorias.

Teorias da Personalidade

Teoria dos Traços: princípio de que para entender o indivíduo é preciso segmentar os padrões do comportamento de uma série de traços Extroversão: Pessoa gregária, assertiva e sociável

Agradabilidade: Pessoa cooperativa, agradável, não fria

Consciência: Pessoa trabalhadora, organizada, confiável

Estabilidade emocional: Pessoa calma, autoconfiante

Abertura à experiência: Pessoa criativa, curiosa, culta

Teoria Psicodinâmica: baseada no trabalho de Freud. Enfatiza o inconsciente humano como determinante do comportamento Id: Elemento mais primitivo, fonte de instintos e impulsos, opera sem censura.

Ego: intermediação entre id e superego. Busca certos ajustes, leva o indivíduo a criar mecanismos de defesa, entre eles a negação da realidade é o mais comum.

Superego: Equivale à consciência e contém os valores e ditames que devemos ou não devemos fazer.

Teoria Humanista: defende que todos os homens possuem um impulso interno (drive) voltado para sua auto-atualização, “em tornar-se tudo aquilo que eles têm condições de vir a ser”.

Abordagem Integrativa: foca, simultaneamente, na pessoa como um todo e nas variáveis situacionais, e a essa combinação atribui as causas do comportamento dos indivíduos.

Motivação

É um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com