TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO

1. INTRODUÇÃO:

O presente documento tem o objetivo de registrar um conceito mais amplo de Comportamento Organizacional, bem como, relatar as principais dimensões que interferem internamente e externamente nas organizações, as quais têm na eficiência (Capacidade de otimizar recursos com excelência na produção) e na eficácia (Capacidade de manutenção da eficiência) os seus pilares básicos para o atingimento de suas metas e objetivos, melhorando a competitividade.

2. CAPITULO I:

2.1 Definição Comportamento Organizacional

É o comportamento humano, individual e coletivo dentro das organizações, o qual visa o acompanhamento constante das variáveis politicas, econômicas, éticas, legais, sociais, tecnológicas, ecológicas e culturais, a fim de minimizar problemas comportamentais que impactam diretamente ou indiretamente na produtividade do negócio.

Segundo Ivacevich (apud, CARAVANTES; CARAVANTES; KLOECKNER, 2009, p.28) comportamento organizacional é “ [...] o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações [...]”.

Conforme Chiavenato (1994) “o comportamento organizacional, refere-se ao estudo dos indivíduos e grupos atuando em organizações [...]”.

Vemos nos conceitos acima, que a definição de comportamento organizacional na opinião dos autores, passa pela atitude do individuo dentro da organização, sendo esta atitude motivo de controle e percepção por parte das lideranças.

2.2 Sistemas Abertos e Fechados:

“Coube a Kenneth Boulding agrupar e hierarquizar os sistemas segundo a complexidade de que se revestem”. (CARAVANTES; CARAVANTES; KLOECKNER, 2008, p.37). Vejamos abaixo um quadro comparativo entre os sistemas de acordo com os níveis estabelecidos, do mais simples ao mais complexo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com