TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

Comportamento Organizacional

INTRODUÇÃO:

Abordando o conceito de Comportamento Organizacional, este trabalho tem como objetivo realizar a ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) enfatizando as dimensões que interferem dentro das organizações.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

Os gestores têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.

Capitulo 1

1.1 Conceito de CO.

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma organização.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações.

O principal desafio no uso do CO. em uma organização é aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa (GESTÃO DA QUALIDADE: Satisfação constate do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais.

Estimula a inovação e a mudança dentro das organizações. As organizações bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade, ou estarão fadadas à morte.

Consiste também em melhorar as habilidades humanas: Motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, etc.

Melhorar o comportamento ético: Criar um clima eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambiguidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados.

Administrando a diversidade da força de trabalho: Um dos desafios mais importantes e abrangentes . Diz respeito à raça, etnia, sexo dos participantes, mulheres, negros, deficientes físicos, idosos, e homossexuais.

Respondendo à globalização: Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas (Qualificação, compreensão cultura e adaptar o estilo de gerenciamento a sua cultura).

1.2 Quadros comparativos entre sistemas abertos e fechados de CO.

Os sistemas abertos e fechados, conceitos concebidos por estudiosos como Morin, Bertalanffy e Johnson, possuem conexões e divergências, e são aplicáveis em alguns tipos de organizações inseridas no mundo de elevada troca de informações, como colônias de formigas e de abelhas e grupos de cooperativas agrícolas. Questionasse, porém, sobre a sobrevivência de organizações como sistemas fechados num mundo altamente conectado e dependente do ambiente; ou ainda, sobre a auto-organização segundo o conceito de emergência e o estado de dependência entre sistemas e destes com o próprio ambiente.

Vasconcellos destaca Bertalanffy segundo o qual “o sistema troca ou não troca

com o ambiente” (2009, p. 209) e que, por mínimas que sejam, essas trocas são suficientes para caracterizar os sistemas como abertos. Santaella e Vieira (2008, p. 33-82) afirmam que sistemas abertos são aqueles que trocam matéria, energia e informação com outros, diferentemente dos sistemas fechados. Os autores relatam que todos os sistemas são abertos em algum nível, já que em algum momento ocorre uma interação com o ambiente e, por consequência, uma absorção de informação desse ambiente.

Efetuadas as exposições de diversos autores a respeito dos sistemas abertos e fechados, segue quadro comparativo com as diferentes visões.

Autor Sistema aberto Sistema Fechado

Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles

considerados isolados. Ex.: o Universo

Capra Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Ex.:

máquinas, relógio.

Mariotti Dependência entre o sistema e o

ambiente. Não tem entrada nem saída

para o ambiente

Morin Há fonte energética e material com o

exterior. Não há fonte energética nem

material com o exterior. Ex.:

pedra.

Santaella e

Vieira Troca energia, informação e matéria como ambiente. Troca energia e informação

com o ambiente

Vasconcellos Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.: Chama Sem input de matéria, mas

com input

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com