TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4

2.1. QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS: 5

3. CONCEITO DE INOVAÇÃO 5

3.1. RESUMO DE RESULTADOS: 6

4. INOVAÇÃO NO BRASIL 7

5. TRABALHO EM EQUIPE 8

6. COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO 9

6.1. Definição de Percepção: 9

6.2. Definição de Comunicação: 9

6.3. Percepção e Comunicação relacionados com a administração: 9

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os líderes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.

Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

2. DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. As principais variáveis são: Estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

Segundo Andrew J. Dubrin comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

Na visão de Idalberto Chiavenato, o Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

Comparando os argumentos dos autores acima podemos dizer que as definições são idênticas, sendo cada qual em sua linguagem.

2.1. QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS:

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Estrutura organizacional

Títulos e descrições de cargos

Objetivos e estratégias

Tecnologia e práticas operacionais

Políticas e diretrizes de pessoal

Métodos e procedimentos

Medidas de produtividade física e financeira Padrões de influenciação e de poder

Percepções e atitudes das pessoas

Sentimentos e normas de grupos

Valores e expectativas.

Padrões de interação informais

Normas grupais

Relações afetivas

Componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas.

Componentes invisíveis e ocultos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos.

FONTE: Estudo sobre abordagem sistêmica da FACCAMP – FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA.

3. CONCEITO DE INOVAÇÃO

Após realizarmos pesquisa de campo chegamos as seguintes considerações:

67% dos entrevistados acreditam que inovar é bom e necessário, que a inovação é capaz de agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa assim a tornando mais competitiva no mercado.

26% dos entrevistados dizem que não devem existir mudanças drásticas, pois o esforço exigido para introduzir um produto ou serviço muito “mudado” em relação ao recorrente torna a empresa menos competitiva.

7% já dizem que não são adeptos à mudança alguma quando o modelo de trabalho esta sendo lucrativo e atendendo às perspectivas de mercado.

3.1. RESUMO DE RESULTADOS:

Com tudo podemos dizer que os efeitos da inovação nas organizações tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo. Ela é ainda mais importante em mercados commoditizados. Ou seja, com alto nível de competição e cujos produtos são praticamente equivalentes entre os ofertantes. Aqueles que inovam neste contexto, seja de forma incremental ou radical, de produto, processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com