TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O comportamento Organizacional trata-se de uma área que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Através dele, podemos destacar varias características. Mostraremos como acontece o histórico do comportamento organizacional, as abordagens, o processo de liderança, a valorização da diversidade e organização que aprendem.

2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A importância da gestão do comportamento organizacional para o seu sucesso.

2.1 O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional de modo particular investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Comportamento Organizacional corresponde a explicação, previsão e controle do comportamento humano. (SAMPAIO, 2007)

A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão esta direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação especifica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia. (SAMPAIO, 2007)

2.2 INTERAÇÃO HUMANA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

...

Interação humana é a busca pela autonomia e a necessidade de auto-realização que exigem um entendimento de como isso será possível. A missão da Interação Humana é criar e desenvolver instrumentos que venham a ampliar o capital humano da Empresa, através do investimento nos verdadeiros recursos humanos: a inteligência, a criatividade, a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas, com ênfase para uma comunicação consciente. (RICARDO PAES, 2012)

2.2.1 Os processos de gestão da interação humana ( HIM) e as suas questões

Alguns autores têm afirmado que a gestão de interação humana, tradução de Human Interaction (HIM), é o modelo de metodologia de processos que poderá dar suporte ás empresas, para que estas tenham condições de tratar os novos conceitos usados, no terceiro milênio, tais como as redes sociais as tecnologias em tempo real e as transações cooperativas, entre outros, e fazer com seguranças, as inovações necessárias, nos seus negócios.

O HIM visa através de uma colaboração explicita entre as pessoas, aprimorar a participação e a criatividade humana. O HIM é adequado para o gerenciamento de colaborações não regulamentadas, especificamente para as inter-relações humanas, nas quais os processos se desenvolvem, dinamicamente, á medida que são executados. Ele permite que os usuários possam criar e gerenciar uma rede dinâmica que naturalmente ultrapassem o limite das organizações. Trata-se da nova tecnologia da informação, pois garantem o acesso simultâneo das pessoas à rede da organização e ás redes sociais.

Os principais requisitos do HIM são os seguintes: ter uma equipe eficaz, manter uma comunicação estruturada, promover a criação de conhecimento, gerenciar o tempo e dispor de um planejamento cooperativo, em tempo real. Um processo HIM é conhecido como uma historia. Ela inclui os papeis, representando os seus canais de comunicação. O HIM é implantado através da metodologia GOOD ( Goal- Oriented Organization Desing) que é baseada em metas. Existe uma meta e múltipla em que consiste o Plano do HIM (Processos).

2.3 INOVAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É a implantação de um processo ou de um produto que não existia para atingir novos mercados ou atender uma necessidade do mercado atual.

2.3.1 Efeitos da inovação nas organizações

Inovar significa basicamente, fazer uma mesma coisa de uma maneira nova, moderna e em alguns casos, até tecnológicas. Tecnologias inovadoras são desenvolvidas constantemente com um arsenal infindável de finalidade como, por exemplo, redução de custos e preservação do meio ambiente, estratégias de marketing, desenvolvimento de novos produtos, etc. (MANUAL DE OSLO, 2005)

Empresas que não inovam, perdem a oportunidade de atingir uma farta fatia do mercado, que tem uma tendência “automática” a acompanhar a evolução tecnológica, o que as deixa fora do compasso do ritmo do sistema administrativo aberto regente, as distancia cada vez mais do publico e dificulta sua sobrevivência no mundo das organizações prósperas e promissoras. Em suma, inovação é a introdução de novas maneiras de pensar e a introdução de mudanças. (MANUAL DE OSLO, 2005)

Apesar de a inovação indicar um caminho seguro para obter vantagens competitivas sustentáveis e defender posições estratégicas no mercado, o seu sucesso não é garantido, e é imperativo que os gestores conheçam e compreendam a dinâmica dos processos da gestão da inovação dentro de suas organizações e a realidade especificas. (MANUAL DE OSLO, 2005)

De acordo com o Manual de Oslo (2005), o conceito, processo e gestão da inovação pode ser subdivido em 4 partes para melhor compreensão e organização:

• Inovação do produto: é a inserção de um novo aplicativo, bem ou serviço sobre um produto já existente. Por exemplo: um novo aplicativo no celular, uma nova função.

• Inovação do processo: traz mudanças no processo produtivo, reorganizando-o, modernizando-o, descentralizando e subcontraindo tarefas para uma produção mais descomplicada e efetivas. São exemplos desse tipo de inovação a localização por GPS e o ambiente de trabalho no período “pós-auditoria”.

• Inovação de marketing: é a variação de estratégias de marketing, que usa métodos de divulgação que nem sempre são de vanguarda, mas que não tenham sido usados anteriormente pela mesma empresa, portanto explorará mercados e públicos diferentes.Alguns exemplos:Alteração na embalagem, na logomarca,etc.

• Inovação organizacional: é a mais ampla e visa uma melhor articulação e coordenação no interior das empresas, exige novas competências e atitudes por parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com