TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

Definição de Percepção:

De acordo com Robbins (2002), a percepção pode ser definida como “o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente.”

Através da percepção, as pessoas vêem as coisas de maneira diferente, sendo que cada pessoa tem interpretação própria, portanto, percepção é o processo através do qual as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas.

As informações são obtidas através dos cinco sentidos, sendo eles a visão, audição, tato, olfato e paladar, contudo a capacidade do ser humano de aprender o mundo exterior é limitada, em decorrência da dinamicidade do mundo, da complexidade do nosso sistema perceptivo e das limitações desses sentidos.

As nossas características pessoais podem facilitar ou dificultar o processo perceptivo. Indivíduos com problemas de relacionamento apresentam dificuldades em perceber os outros e o mundo a sua volta, de forma exata, sem deformações, ou seja, a percepção depende da relação do estímulo com o meio ambiente e com as condições do indivíduo.

Através da percepção as pessoas transformam as informações em respostas que envolvem sentimentos a ação. A percepção é um modo de formar impressões sobre si mesmo, sobre outra pessoa e sobre as experiências diárias da vida. Também constitui um filtro, através do qual a informação passa antes de causar efeito sobre a pessoa, assim sendo, dentro das organizações as reações perceptivas provavelmente variam entre gerentes e subordinados.

Definição de Comunicação:

A Comunicação segundo Chiavenato (2000, p. 142), é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.

Ao conceito de Scanlan (1979, p. 372), a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra, basicamente significa interagir, estabelecer um contato que tem por objetivo transmitir informações, buscar entendimento e compreensão.

O sucesso para uma boa comunicação dependerá do modo como trabalha os elementos que a constitui, ou seja, compreender o processo da comunicação resulta fundamentalmente na compreensão de todo processo do fenômeno social, porque é nele que se mostram comuns as individualidades, histórias, sentimentos, valores, modos de ver o mundo e circunstâncias das pessoas que fazem a sociedade.

Para perceber e desenvolver políticas de comunicação eficazes é necessário analisar antes cada um dos elementos que fazem parte do processo de comunicação, sendo eles, o emissor, um canal de transmissão, geralmente influenciado por ruídos, um receptor e ainda o feedback do receptor.

1. Emissor (ou fonte da mensagem da comunicação): representa quem pensa, codifica e envia a mensagem, ou seja, quem inicia o processo de comunicação. A codificação da mensagem pode ser feita transformando o pensamento que se pretende transmitir em palavras, gestos ou símbolos que sejam compreensíveis por quem recebe a mensagem.

2. Canal de transmissão da mensagem: faz a ligação entre o emissor e o receptor e representa o meio através do qual é transmitida a mensagem. Existe uma grande variedade de canais de transmissão, cada um deles com vantagens e inconvenientes: destacam-se o ar (no caso do emissor e receptor estarem frente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com