TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DAILTON FABIO MARQUES MARTINS – RA: 419140 dailtonfabio@hotmail.com

LEANDRO BARROSO REIS – RA: 417613 leandro-barroso@bol.com.br

MARIA BENEDITA R. S. NASCIMENTO – RA: 410131 mariabeneditareis@hotmail.com RÉGIA MARIA SODRÉ GOMES DOS SANTOS - RA: 421030 regiasodre@bol.com.br

PROFESSORA: Ma YAEKO OZAKI

TUTOR: KLINGER DUARTE

SÃO LUIS – MA

DATA DE POSTAGEM: 08 A 14 DE MAIO DE 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – PRINCÍPIOS

INOVAÇÃO

TRABALHO EM EQUIPE

LIDERANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, nela se analisa os Níveis Individuais e Grupais.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – PRINCÍPIOS, KARLA SAMPAIO.

Comportamento Organizacional é um estudo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos no intuito de alcançar produtividade e promover a cidadania organizacional.

As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano, pois modelam o comportamento dos respectivos membros em diferentes organizações ou em grupos na mesma organização.

As finalidades do Comportamento Organizações correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. As principais variáveis são: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

O uso do Comportamento Organizacional aumenta a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa, assim como melhora as habilidades humanas estimulando a inovação, ajuda o funcionário a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, melhorando o comportamento ético.

• Livro: Comportamento Organizacional: Criando Vantagem Competitiva - John A. Wagner III e John R. Hollenbeck.

Fala que é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. O Comportamento Organizacional também analisa o comportamento das unidades sociais maiores, grupos e organizações. Nem os grupos e nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa.

• O inglês Derek Pugh define o Comportamento Organizacional como:

“O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela”

Segundo o autor, o CO seria uma disciplina curricular, onde podemos estudar o Comportamento humano, focando nas funções e no resultado final dessa função, analisando também o comportamento individual ou global de uma organização.

Sistema Aberto E Fechado

Segundo NichollasRennah:

SITEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Constante interação dual

com o ambiente. Influencia

e é influenciado; Não interage com o

ambiente;

Capacidade de

crescimento, mudança,

adaptação ao ambiente e

até auto-reprodução sob

certas condições

ambientais; Não tem capacidade de

crescimento, o estado atual

e final do sistema será

sempre o seu estado

original ou inicial;

Compete com outros

sistemas. Não compete com outros

sistemas.

Segundo o inglês Derek Pugh:

SITEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Organização Social; Sistema Cibernético Simples: Termostato;

Ser Humano; Sistema Dinâmico Simples: Mecanismos de Relógio;

Reino Animal. Sistemas Estáticos Simples: Estruturas.

CONCEITO DE INOVAÇÃO.

Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

No que se diz a respeito de Inovação Organizacional existem vários tipos de inovação em empresas, inovação do produto, inovações do processo, inovação de marketing, entre outras. O conceito de inovação organizacional pode definir-se como um método organizacional prática de negócios da empresa, na organização do trabalho ou relações externas desde que estes tenham sido utilizados pela primeira vez pela empresa.

A falta de inovação nas empresas brasileira fez com que o mercado de exterior entrasse no mercado nacional sem muitas barreiras. Alguns pontos como: inovar em produtos, serviços, marketing, processos, modelos de negócios, entre outros, não teve um desenvolvimento nas empresas nacionais que pudessem acompanhar todo o mercado global. Inovações criam novos mercados ou remodelam os mercados existentes.

Foi feito uma pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com