TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional. Inovação

Projeto de pesquisa: Comportamento Organizacional. Inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................3

CAPÍTULO 1– Comportamento Organizacional.............................................................4

CAPÍTULO 2 –Inovação................................................................................................5

CAPÍTULO 3 –Liderança................................................................................................7

CAPÍTULO 4 –Percepção e Comunicação......................................................................8

CONCLUSÃO................................................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo definir o Comportamento Organizacional de acordo com o desafio proposto pela Atividade Prática Supervisionada - ATPS, observando a importância do ser humano na composição da organização para que ela se torne produtiva.

Ao administrador conhecer e estudar o Comportamento Organizacional de sua empresa é um desafio necessário nos dias atuais. Há diversas variáveis que determinam o funcionamento e estrutura de uma organização. Uma empresa não é composta apenas por pessoas, números e bens físicos, mas é composta por missão, visão, líderes, conflitos, normas, políticas, cultura, clima, dentre outras características. O líder deve ser perceptivo, eficiente e eficaz para conseguir administrar bem todos seus recursos, sejam eles materiais ou humanos.

Os responsáveis pela tomada de decisões e gerência devem sempre estar atentos aos princípios da Eficácia e Eficiência. Parecem conceitos idênticos, porém bastante distintos. A Eficácia é a capacidade de se fazer aquilo que se planejou, ou seja, cumprir com aquilo que foi traçado, a Eficiência, por sua vez, é a capacidade de se fazer bons produtos, em um tempo razoável, gastando o mínimo possível, ou seja, fazer algo bom com economicidade. Um gestor pode ser eficiente e não ser eficaz: Ele consegue um produto bom, gastando pouco, porém não era aquilo que se esperava. E vice-versa: Consegue o produto almejado, porém, gastando muito.

O Comportamento Organizacional se desenvolve, basicamente, em torno do ser humano. É ele que faz uma organização ser bem sucedida ou mal. Sobre seus talentos, diversidades e motivações que as empresas contam para desenvolverem seus projetos, implementaram suas estratégias e conseguirem o êxito e sucesso. O Administrador deve ter a sensibilidade de compreender o trabalhador que está inserido no ambiente organizacional. Ele não é uma máquina, é um ser vivente com emoções, opiniões e sentimentos. Por isso ele de ser analisado e compreendido, e acima de tudo, estudado.

CAPÍTULO 1. Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é a disciplina que estuda o que as pessoas fazem no ambiente organizacional, e como seu desempenho contribui para o crescimento e estrutura das empresas. Esse estudo tem por finalidade tentar unir as visões pessoais, como a autorrealização e satisfação no ambiente de trabalho, com as missões empresariais, como produtividade, economicidade e lucratividade.

As empresas estão diretamente conectadas às pessoas, é a união dessas duas figuras que faz com que uma produção tenha uma qualidade e constância.

O comportamento organizacional objetiva isso, o bom empenho desses dois lados, indivíduo e organização, formando um só, garantindo assim, um excelente atendimento ao cliente, gerando economicidade, crescimento e lucro.

Para França (2006) as mudanças constantes no mundo impulsionaram complexas trocas de informações, sistemas virtuais e milhares de formas de viabilizar uma sobrevivência com melhor sintonia entre as necessidades da empresa e das pessoas. Ele também fala que a gestão de pessoas nas empresas elevou-se de um plano operacional para um plano estratégico. As responsabilidades dos profissionais ampliaram-se para qualidade pessoal, qualificação cultural, competências tecnológicas, responsabilidade empresarial e cidadania. A nova econômica é da era digital e dos novos paradigmas. França (2006) ainda diz que: “As empresas são feitas de pessoas para pessoas.” A questão essencial da gestão de pessoas está na contribuição conceitual e prática para uma vida mais saudável e com resultados de produtividade, qualidade e desenvolvimento, competitividade sustentável. (França, Ana Cristina Limongi- Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas – São Paulo: Saraiva, 2006).

Segundo Vecchio, no quadro atual das empresas, os colaboradores não levam muito a serio os benefícios que a organização lhes oferece, mas como são gerenciados por seus superiores hierárquicos. Pesquisas atuais mostram que os colaboradores não gostam de se submeterem a certos comandos de seus superiores, como o autoritarismo e impedimento do crescimento pessoal dentro da organização.

Segundo França (2006), Comportamento Organizacional é o estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do em três níveis: pessoal, grupal e institucional. E também é necessário ser estudado para melhorar ou desenvolver a qualidade de vida do colaborador e da organização.

Vecchio tem a opinião similar à de França, quando diz que Comportamento Organizacional estuda os processos comportamentais no contexto do trabalho, fenômenos baseados nos indivíduos, processos interpessoais e grupos de trabalho com poder, liderança e forças organizacionais e ambientais. Ainda fala que para a organização sobreviva é crucial atrair e desenvolver indivíduos talentosos, pois quem são os que fazem a diferença nas organizações atualmente é o individuo, porque muitas das empresas têm as mesmas características. Por esse motivo, as empresas estão investindo cada vez mais na capacitação de seus colaboradores para que estejam preparados para qualquer situação. O investimento torna-se baixo quanto ao retorno por parte do funcionário, com isso Vecchio dá foco ao colaborador, analisando sua produtividade e o clima empresarial. Concedendo, assim, maior valor para seu trabalho.

Comparação entre os tipos de sistemas:

SISTEMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com