TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Tese: Comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 11

Neste trabalho buscamos relatar um pouco sobre o que vêm a ser Comportamento Organizacional de uma maneira simples, que transmita com mais facilidade informações em geral sobre esse assunto, que atualmente esta sendo muito citado no mercado de trabalho, com objetivo de unir um grupo de trabalho para maior eficácia no resultado final.

Eficiência e eficácia seriam apenas duas palavras normais se não as observássemos sobre o contexto da administração. Quando analisamos essas palavras, elas tomam um novo sentido. Esses termos ganham uma fundamental importância em sua aplicação e que na prática tenham os melhores resultados. É imprescindível que se compreenda exatamente o que significa eficiência e eficácia.

A eficiência significa realizar um trabalho correto mesmo com poucos recursos por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja o resultado esperado mesmo que para isso tenham que ser aplicados todos os métodos possíveis. Hoje em dia, torna-se mais preparado dentro do mercado, o funcionário que consegue distinguir o significado destas duas palavras e sabe aproveitá-las ou utilizá-las quando necessário. As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nas organizações são os administradores tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham suas funções e habilidades que demonstram. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente. Às organizações tem funcionalidade de maneira considerável na vida do ser humano, pois modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes tipos organizações, ou até mesmo em grupos organizacionais, incentivarem a produtividade, assim como respostas rápidas as estratégias administrativas nas mais variadas formas. O líder deve saber desempenhar seu papel com certa autoridade, mas também deve perceber o momento certo de mudar sua postura. Para o analista, cada situação exige uma atitude e forma diferente de liderança. A individualidade de cada colaborador também é um ponto-chave para uma gestão de sucesso, um bom líder deve trabalhar em cima disso sempre que possível. Ele deve, em primeiro lugar, entender as necessidades e características de cada pessoa e, a partir desse conhecimento, saber qual é a melhor maneira de se comunicar com a equipe, trabalhar os pontos fracos e fortes, motivar de maneira diferente. Um bom líder deve saber gerenciar as qualidades de todos na equipe, colocando-os para fazer o trabalho que mais se destacam, sabendo dividir todas as tarefas entre o grupo sem sobrecarregar ninguém, visando o aproveitamento total de todos na equipe, buscando a eficácia na realização dos seus trabalhos, para que ao fim o resultado seja proveitoso para todos.

ETAPA 1

CAPÍTULO 1

Comportamento Organizacional é a importância do desenvolvimento do comportamento humano dentro de uma organização, sua definição nos relata as mudanças das organizações e da importância de novas tecnologias, e o desafio de gerenciar uma organização de um modo inovador e moderno; a organização tem o objetivo de melhorar a sua eficácia, buscando o aperfeiçoamento para que a organização possa desenvolver um trabalho produtivo e dinâmico entre os componentes.

O estudo do comportamento Organizacional busca o entendimento de como desenvolver no ambiente de trabalho, pessoas, grupos e organizações..

Deste modo fazendo uma comparação entre os autores concluiu que, Robbins Stephen P. 2005, Comportamento Organizacional pode se comparar ao termo que recebe o nome de habilidades humanas. É um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupo e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, também no CO aplica-se o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos, e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. Em uma definição resumida, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas.

No entanto a autora Aline Castro Góis em seu texto “A Linguagem do Corpo e a Comunicação nas Organizações” destaca que em qualquer modalidade a linguagem é um fator essencial nas relações interpessoais e grupais, pois é uma linguagem que viabiliza a transmissão e a recepção de mensagens. No entanto, quando se fala em linguagem, normalmente pensa-se na linguagem verbal, ou seja, nas palavras, sejam elas escritas ou faladas. A linguagem não verbal pode estar expressa nos sons, nos gestos, nas expressões faciais, na motricidade corpórea, na arte, nos símbolos com significação conotativa, entre outras situações.

Nesse contexto, Aline Góis observa que além das linguagens do corpo existem as altas tecnologias que têm facilitado à emissão e recepção de mensagens; no entanto, o contato pessoal tem ficado em segundo plano e instrumentos importantes na comunicação entre as pessoas, como a internet, intranet e portais corporativos, não suprem a necessidade de encontros presenciais.

De acordo com a autora, a linguagem não verbal pode ser reveladora das relações de comunicação entre as pessoas. O corpo fala, expõe verdades, reforça idéias, favorece ou dificulta o entendimento; enfim, dá ênfase à comunicação. Assim, a linguagem muitas vezes se constitui como instrumento de poder e controle. Um mundo forte é o cinema mudo, é uma forte demonstração da importância da linguagem corporal.

ETAPA 2

CAPITULO 2

Ao ser discutido sobre o que significa inovação para um grupo de 20 pessoas foi observado que para os jovens de 10 a 20 anos inovação seria basicamente o sinônimo de inventar de por em prática o que se tem na mente no momento e assim atingir o sucesso, para os de meia idade 20 a 40 anos inovar pode ser entendido como uma idéia, uma prática ou um artefato material percebido como novo, relevante e único adotado em um determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com