TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportaminto Organizacional

Casos: Comportaminto Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

O comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a influência mútua entre as pessoas e a organização, cujo objetivo é explicar, prever e controlar o comportamento.

Para maior entendimento, vamos decompor o comportamento em três situações:

√ Comportamento individual - refere-se às reações intrínsecas ao indivíduo e seus procedimentos no contexto organizacional.

√ Comportamento grupal - refere-se às reações dos indivíduos que compõem um grupo.

√ Comportamento organizacional: refere-se às dinâmicas das organizações e de como os indivíduos e os grupos se comportam dentro dela.

De acordo com Scaramuzza (2009, p. 3), “[...] encontramos nas organizações, um conjunto de forças que atua estruturalmente em sua natureza. São forças essenciais as quais afetam o comportamento organizacional”.

Scaramuzza (2009, p. 3, grifo do autor) classifica essas forças em quatro áreas:

Ambiente: as organizações atuam em ambientes internos ou externos; não podem existir sozinha. Portanto, fazem parte de um sistema mais amplo onde encontram-se inseridos o governo, famílias e outras organizações.

Tecnologia: a tecnologia nos fornece recursos para uso no trabalho; dessa forma, afeta a realização das atividades realizadas pelos indivíduos. A tecnologia influencia de maneira significativa as relações no trabalho (ferramentas na construção civil agilizam a construção de prédios), traz benefícios e impactos sobre os sistemas produtivos. O comportamento organizacional é aplicado, então, para equilibrar os sistemas técnicos e sociais relacionados à tecnologia.

Estrutura: a estrutura é o que define a relação formal e a utilização das pessoas em uma organização. A definição de cargos diferenciados faz que se realizem todas as atividades dentro de uma organização, prezando por um relacionamento estruturado para que o trabalho aconteça de maneira eficiente

Pessoas: são os componentes do sistema de uma organização. Pode ser um sistema constituído de indivíduos ou grupos, sejam eles grandes ou pequenos formais ou informais. Esses grupos são sempre dinâmicos, alterando-se na tentativa de alcançar seus objetivos

Deste modo, o estudo do comportamento organizacional pode englobar assuntos como: motivação, poder e liderança, comunicação, estruturas e processos de grupos, aprendizados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com