TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compotamento Organizacional

Ensaios: Compotamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Profª. Maria Cristiane Vinholi de Brito

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Nome: Ana Carolina Lopes – RA – 4311679844

Nome: Elisângela Rodrigues Melo de Azevedo – RA – 4300077721

Nome: Jacqueline Nunes Faria – RA – 4300065800

Nome: Letícia Aparecida Bueno – RA 4336818624

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho irá definir o conceito de comportamento organizacional referindo-se ao estudo de pessoas e grupos atuando em organizações. Na realidade retrata a continua interação entre pessoas e organizações que influenciam na evolução continua, já que suas variáveis fundamentais também sofrem mudanças constantes.

Ainda está presente dentro desta organização a mudança, pois ela é da natureza humana e é preciso participação de pessoas

ETAPA 1

PASSO 2

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos e o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que envolve a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Com essa definição encontra-se uma série de elementos-chaves para compreender o CO: 1º: Mostra que a organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações; 2º: Incluem entre seus objetos de estudo os indivíduos, os grupos e o ambiente onde opera a organização; 3º: A partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e inter-dependências entre os elementos citados;

4º: Entende que as organizações conforme Drucker “são ficções legais” e, portanto, são os indivíduos que atuam em tais organizações os que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas

5º: Para compreender melhor o CO é necessário estudar atentamente as chamadas Ciências Comportamentais, o uso do método científico por certo deverá ser um dos instrumentos privilegiados para tal.

O comportamento organizacional se baseia que os indivíduos têm uma característica única e específica, o que diferencia uma pessoa da outra. Em uma organização temos conceitos, pensamentos, percepções e avaliações contraditórias, portanto comportamento organizacional consiste nas atitudes tomadas por meio de diversas proporções do nosso dia-a-dia.

É predominante o fortalecimento do grupo dentro de uma organização através de comunicação, motivando os indivíduos e fortalecendo as estruturas nos setores, mantendo vínculos e gerando flexibilidade para um planejamento mais eficaz e alcançado uma base sólida.

As organizações tem como princípios motivar os trabalhadores, buscando competividade no mercado, através de um bom desempenho, sempre destacando á ética, respeitando as diferentes culturas encontradas em uma organização.

Hoje o funcionário tem mais abertura nas organizações, podendo expor os seus conhecimentos além da sua área de trabalho, por isso é importante compartilhar o conhecimento e sempre estar atento nas atualidades, buscando formas de explorar atividades, leituras, assistir jornais, em busca de conhecimento, investir em si mesmo é algo precioso, assim poderá desenvolver um bom trabalho

Nas organizações é importante focar em inovação, discutir em grupo as idéias criadas, tornando as pessoas capacitadas para desenvolver os seus objetivos, buscando resultados, através da junção, tendo metas para serem atingidas, através de diálogo e discussão, para terem alternativas, explorando elementos de identificação.

Para Andrew J. Dubrin – o CO é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

Segundo Idalberto Chiavenato, o Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

PASSO 3

QUADRO COMPARATIVO SISTEMA ABERTO E FECHADO

Comportamento Organizacional Autor 1

John A. Wagner III

John R. Hollenbeck

Autor 2

Ludwig Von Bertalanffy

Sistemas

Abertos É facilmente caracterizado por apresentar interação e intercâmbio continuo com o meio, ou seja, recebe e descarrega algo aos outros sistemas, geralmente aqueles lhe são contíguos. Em decorrer das influências que recebe, o sistema reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda sua estrutura sem perder o foco, identidade e coerência. Em virtude desta incessante troca, é que o sistema mantém-se vivo e operante, pois se assim não fosse perderia sua fonte de energia.

. É aquele que realiza intercâmbio com o meio externo, necessitam da influencia do meio externo para definir seu planejamento e metas, viabilizando a sua viabilidade. Através da abordagem sistêmica e a troca de informação com o meio externo, possibilita influenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com