TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compportamento Organizacional

Monografias: Compportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  3.232 Palavras (13 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 13

Michele Pereira Reis 1

Projeto Teia do Saber 2006 – Metodologias de Ensino da Matemática

Brincando com a Lógica: Aprendendo a Pensar

Michele Pereira Reis e-mail: michele.artes@ig.com.br Escola Estadual Prof. Antonio da Cruz Payão Guaratinguetá, SP

Dezembro de 2006

Série(s) – Público Alvo 1ª série do Ensino Médio. Pré-requisitos: conhecer as operações e figuras geométricas Duração: de 1 a 2 horas/aula semanalmente Palavras Chaves: raciocínio lógico, resolução de problemas, desafios Interdisciplinaridade: português (leitura e interpretação).

Projeto TEIA DO SABER 2006 - Programa de Formação Continuada de Professores Secretaria de Estado da Educação, SP Diretoria de Ensino da Região de Guaratinguetá Metodologias de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias do Ensino Médio: Matemática I (Curso Inicial) Coordenador Prof. Dr. José Ricardo de Rezende Zeni Departamento de Matemática UNESP – Faculdade de Engenharia – Campus de Guaratinguetá Homepage do curso: http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/index.php

Michele Pereira Reis 2

Projeto Teia do Saber 2006 – Metodologias de Ensino da Matemática

Introdução

O raciocínio lógico é uma ferramenta indispensável para a realização de muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas, pois é fundamental para a estruturação do pensamento na resolução de problemas. Assim, é imprescindível selecionar atividades que incentivem os alunos a resolver problemas, tomar decisões, perceber regularidades, analisar dados, discutir e aplicar idéias.

Para desenvolver o raciocínio é fundamental deixar o aluno escolher livremente o método que vai utilizar. De nada adianta ensinar-lhes a resolver um problema, porque, se eles não pensam por si mesmos, os próximos já não saberão fazer. O raciocínio necessário para resolvê-los precisa ser exigido em situações novas e variadas, para que seja exercitado e se desenvolva.

As atividades propostas devem estar sempre relacionadas com situações que tragam desafios e levantem problemas que precisam ser resolvidos, ou que dêem margem à criação e devem permitir que os alunos se sintam capazes de vencer as dificuldades com as quais se defrontam e de tomar a iniciativa para resolvê-las de modo independente.

Nesse tipo de atividade, os alunos são tratados como indivíduos capazes de construir, modificar e integrar idéias. Para tanto, precisam ter a oportunidade de interagir com outras pessoas, com objetos e situações que exijam envolvimento, dispondo de tempo para pensar e refletir acerca de seus procedimentos. Percebendo o próprio progresso, eles se sentem mais estimulados a participar ativamente das atividades propostas.

Objetivos

Ensinar Matemática através de desafios;

Motivar o interesse e a curiosidade;

Ampliar o raciocínio lógico;

Desenvolver a criatividade;

Melhorar a interpretação de texto;

Propor idéias criativas;

Observar e perceber coisas que não são percebidas pelos demais;

Aumentar a atenção e a concentração;

Desenvolver antecipação e estratégia;

Trabalhar a ansiedade;

Praticar as habilidades;

Melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor;

Estimular a discussão e o uso de estratégias matemáticas;

Reduzir a descrença na autocapacidade de realização.

Justificativa

O ensino de Matemática vem se tornando cada vez mais defasado em propostas que motivem o crescimento intelectual do aluno. E cada vez mais é exigido dele que pense e apresente soluções para os mais variados problemas do cotidiano.

Em decorrência disso, faz-se necessário propor atividades periódicas que permitam que o aluno aprenda a pensar, desenvolvendo e ampliando, assim, a sua habilidade de raciocínio.

Michele Pereira Reis 3

Projeto Teia do Saber 2006 – Metodologias de Ensino da Matemática

Metodologia

Para que o ensino da Matemática contribua para a formação global do aluno, a qual tem como objetivo maior a conquista da cidadania, é fundamental a exploração das suas habilidades através de atividades que sejam significativas para o processo ensino-aprendizagem.

Foram selecionados alguns exercícios, de níveis fácil, médio e difícil, que despertassem a curiosidade e proporcionassem a interação entre os alunos e a discussão acerca dos resultados. E durante a semana foram aplicados entre quatro e cinco exercícios por dia, no total de dezessete exercícios.

Primeiramente faz-se uma leitura dos enunciados dos exercícios e depois inicia-se o processo de busca da solução. Quando esta não é atingida, é necessária uma leitura mais atenta, para que o aluno possa reconhecer algum detalhe que foi percebido anteriormente e assim, chegar à solução mais adequada.

Usando essa metodologia na resolução de exercícios de raciocínio, todos os envolvidos podem estruturar e dar ordem ao seu pensamento, para que consiga atingir um nível de abstração mais elevado.

Em todas as aulas, os alunos foram desafiados a resolverem os problemas de forma espontânea e desinteressada, ou seja, sem que houvesse uma recompensa material para os melhores, tornando a aula um momento de descontração e prazer.

Material necessário

Palitos de fósforo (ou qualquer material similar);

Moedas (ou qualquer material similar).

Michele Pereira Reis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com